Fake News : Ladrão pendurado em poste, nu e de cabeça pra baixo;

287

Esta é uma das novas notícias falsas que estão correndo o mundo. Trata-se de um rapaz preso em um poste de cabeça pra baixo e com as nádegas expostas. Normalmente a legenda vem: “Na sua opinião,isso que foi feito com o ladrão foi desumano?”

A foto foi compartilhada fora de contexto originalmente na cidade de Nayarit por uma das numerosas páginas do Facebook que afirmam ser sites de notícias, mas que na verdade são gerenciadas por amadores ou, no pior dos casos, por “zoeiros”.

A página em questão, que usa a marca de um jornal de Sinaloa ilegalmente, publicou na quarta-feira, 2 de janeiro, a foto de um jovem de cabeça amarrada com fita plástica em um poste, com o short baixado para mostrar suas nádegas, tudo no estilo do crime organizado.

A imagem peculiar foi levantada falsamente assegurando que era um ladrão do Mercado Municipal.

Uma investigação feita pela NTV foi capaz de localizar a origem da fotografia e chegou a conclusão que havia sido na cidade de Iztapalapa na Cidade do México, onde um grupo de jovens vendedores de roupas e de tênis no Tianguis Towers San Lorenzo Tezonco, puniram um deles com esta “brincadeira” por cometer um erro nas vendas. O funcionário era o Jordan. O fato ocorreu em 30 de dezembro de 2018 e punição do Jordan durou apenas 10 minutos. Esses jovens freqüentemente realizam esse tipo de “brincadeira” entre si.

O mais curioso, foi que no México, o grande número de comentários não foram sobre a punição do suposto ladrão, mas piadas em torno das nádegas do jovem.

Um amigo do Jordan tomou as dores e compartilhou uma foto com seu amigo Jordan e um aviso “Ele não é nenhum ladrão, seus fofoqueiros”.

Comentários