Publicado
4 anos atrásno
Produtos fresquinhos oriundos da agricultura familiar, artesanatos para todos os gostos e artes plásticas (quadros e pinturas diversas) reunidos em um só lugar. Assim foi a 16ª Edição da Feira Livre do Produtor Rural e 1ª Exposição Cultural dos Artesãos e artistas Plásticos da cidade de Barreirinha, município do Baixo Amazonas, distante cerca de 331 KM da capital Manaus. O evento realizado nesta sexta-feira, 4 de setembro, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e Associação Cultural dos Artesãos e Artistas Plásticos de Barreirinha (ACAAB), com o apoio do Sistema Sepror, e tem como objetivo promover e incentivar a agricultura familiar e a produção de arte e cultura no município.
De acordo com o secretário da Sempa Kennedy Andrade, o local cumpre com todas as medidas necessárias, exigidas pela OMS por conta da pandemia do Novo Coronavírus, e oferece segurança tanto para os produtores e expositores, quanto para o público em geral que prestigia a feira.
Mais de 40 produtores rurais cadastros participaram desta edição da Feira Livre, que acontece toda primeira sexta-feira do mês, na quadra Poliesportiva Carlos Dias, no centro da cidade.
Para a 1ª Exposição Cultural dos Artesãos e artistas Plásticos da cidade de Barreirinha, os organizadores contaram com a participação de 65 artistas expositores da cidade, das comunidades rurais do município, e da cidade vizinha de Parintins.
Tâmiles Souza de 23 anos, moradora do Distrito de Cametá do Ramos participou pela primeira vez da exposição cultural e falou da gratidão do convite para participar da feira. “Mim sinto privilegiada de participar dessa feira e divulgar meu trabalho para a população de Barreirinha, tô muito feliz com resultado”.
Outro que também participou da feira pela primeira vez foi o agricultor Francisco Gonçalves de 39 anos. Ele comentou sobre a importância dessa parceria com a secretaria e a associação. “Nós artistas que trabalhamos, sempre precisamos de incentivo, nessa parte o poder público foi importante para nós, é minha primeira vez e me sinto muito contente de participar e divulgar o meu trabalho de forma segura e para o grande público” finalizou.
De acordo com o secretário de Produção e Abastecimento, Kennedy Andrade, a ideia de juntar a exposição cultural com a feira livre surgiu com intuito de promover e incentivar a agricultura familiar e a produção de arte e cultura no município, e demonstra a importância da valorização desses artistas e produtores, por parte do poder público. “A população veio procurar o produto de qualidade e saiu daqui muito satisfeita. Isso demonstra a qualidade dos produtos e o tamanho e dimensão que nossa feira está tomando, esse local aqui já tá ficando pequeno para a quantidade de expositores que querem expor e vender os seus produtos, sejam da agricultura familiar, sejam artesanatos e pinturas. Barreirinha na verdade tem muito o que mostrar para as pessoas, e essa é mais uma parceira que já deu certo.
Sou repórter, comediante Stand Up e apaixonado pelo regionalismo Amazônico. "Onde tiver uma fuleragenzinha, ali eu estarei"
David Almeida garante Pitaia na merenda escolar, pois fortalece a agricultura e a educação em Manaus
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
BR-174: Prefeito David Almeida vistoria serviço de mecanização agrícola nos ramais da Cooperativa e Pau-Rosa
FAF promoverá a Copa da Floresta, o maior campeonato dentro da Floresta Amazônica
Presidente Roberto Cidade durante agenda no interior e reforça importância da diversificação econômica no Amazonas
Governo do Amazonas entregou mais de 11,7 mil kits da agricultura familiar em 2022