Home Notícias Amazonas FVS-AM lidera projeto pioneiro para fortalecimento da farmacovigilância e tratamento de malária nas Américas

FVS-AM lidera projeto pioneiro para fortalecimento da farmacovigilância e tratamento de malária nas Américas

3 minutos lido
83

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) encabeça o projeto-piloto para fortalecimento da farmacovigilância e adesão ao tratamento de malária nas Américas proposto pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. O balanço das atividades desenvolvidas no projeto foi apresentado em sessão virtual, na manhã desta quarta-feira (14/04).

FVS-AM lidera projeto pioneiro para fortalecimento da farmacovigilância – Imagem: Divulgação

As ações foram desenvolvidas em Manaus, no período de 4 de novembro de 2019 a 4 de dezembro de 2020. O projeto-piloto foi proposto pela Opas e implementado de forma pioneira no Brasil, por meio da FVS-AM que contou com a parceria do Programa de Malária do Ministério da Saúde (MS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) e da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, aponta que a FVS-AM protagoniza espaço de destaque no desenvolvimento de ações de enfrentamento à malária. “A proposta da Opas foi apresentada a vários países e o Amazonas foi o primeiro a fazer parte deste projeto piloto. Esperamos que esse estudo tenha adesão em outros países como forma de fortalecer a farmacovigilância”, destacou.

Na sessão virtual, o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), por meio da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial em Malária (GDVT-Malária), apresentou as perspectivas obtidas com o desenvolvimento do projeto-piloto e compartilhou as experiências obtidas durante o processo de implementação da iniciativa.

A coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata Machado, destacou a importância de se ter definidos os protocolos da farmacovigilância. “Tecnologias simples fazem a diferença no atendimento de saúde, como o envio de mensagens SMS para os pacientes que estão em tratamento de malária para que possam lembrar de continuar o tratamento e garantir a cura da doença”, afirmou.

Reforço – O Governo do Amazonas entregou, no último dia 06 de abril, 25 motocicletas e 20 embarcações, do tipo bote, para 36 municípios prioritários no controle da malária no Amazonas. A entrega fez parte das ações da FVS-AM de combate à doença e da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Malária, em 25 de abril. Os equipamentos foram repassados diretamente aos prefeitos e secretários municipais de saúde.

Malária – O Dia Mundial da Luta contra a Malária é comemorado em 25 de abril. No próximo dia 23 de abril, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 16h30, a FVS-AM realiza a quinta edição do seminário virtual alusivo à data, com o tema “A malária no contexto da pandemia de Covid-19”. A webconferência será transmitida pelo canal de vídeos da FVS-AM, disponível em https://bit.ly/3thyvEI.

Números – O Amazonas apresenta redução de 23,82% no número de casos de malária, na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2020. Dados gerenciados pela FVS-AM apontam para registro de 10.014 casos, de janeiro a março de 2021, e 13.145 no mesmo período do ano passado.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a malária, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV/DVA/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GDTV/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8542.

 

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Semana de formação para aperfeiçoamento da gestão de saúde no Amazonas através da Escola de Contas do TCE-AM

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) dá início a Semana de fo…