Gov. Wilson Lima vai à Brasília para destacar sua preocupação com a proteção dos povos da floresta - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 01 de fevereiro de 2023

Política

Gov. Wilson Lima vai à Brasília para destacar sua preocupação com a proteção dos povos da floresta

Publicado

no

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou sua preocupação com a proteção dos povos da floresta durante a posse do governador do Pará, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (04/01), como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), em Brasília. A cerimônia teve a presença de governadores da região e dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que também é ex-presidente do Consórcio e ex-governador do Amapá; e das Cidades, Jader Filho.

“Hoje, todas as discussões em torno das questões ambientais passam pelo Consórcio da Amazônia, prova disso é a quantidade de representantes das embaixadas, de organismos que foram parceiros, que continuam e continuarão sendo parceiros nessa nova etapa. Esse é um espaço em que a gente discute a questão do desenvolvimento regional, naturalmente, entendendo às questões ambientais, que é uma prioridade na Amazônia como um todo, mas sobretudo do desenvolvimento que promova condições básicas de sobrevivência para nossa população, e disso não podemos abrir mão”, destacou Wilson Lima.

Foto: Diego Peres / Secom

Além do governador do Amazonas e de ministros do governo federal, participaram da posse do novo presidente do Consórcio, os governadores Clécio Vieira (Amapá) e Wanderlei Barbosa (Tocantins); representantes de governos estaduais; parceiros, como a Organização das Nações Unidas, representada pela coordenadora residente no Brasil, Silvia Rucks Del Bo; além de parlamentares municipais e estaduais.

Ao desejar sucesso para o novo gestor do Consórcio e colocar o Amazonas à disposição para colaborar no que for possível, Wilson Lima destacou que, nos últimos quatro anos, mesmo com os desafios de enfrentamento à pandemia de Covid-19, os governadores da Amazônia conseguiram avançar em assuntos importantes, dando personalidade jurídica para essa reunião e caminhando juntos com pautas comuns aos estados da região.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Helder Barbalho foi eleito, em meados de dezembro, para ficar à frente do Consórcio durante o ano de 2023. O governador paraense destacou que irá buscar fortalecer a bioeconomia como ferramenta estratégica para preservação da Amazônia e geração de empregos e desenvolvimento sustentável na região.

Consórcio da Amazônia

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os nove estados representados no Consórcio Amazônia Legal ocupam 59% do território brasileiro, com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

A missão do Consórcio é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

Foto: Diego Peres / Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações