Governador recebe ator e ativista ambiental Victor Fasano para tratar da APA do Sauim-de-Coleira

54

A implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauim-de-Coleira foi o assunto discutido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, com o ator e ativista ambiental Victor Fasano, nesta sexta-feira (18/10), na sede do Governo, na Compensa II, zona oeste da capital.

“Nós estamos no meio de uma programação que tem o objetivo de envolver a participação popular a respeito da criação da área protegida estadual. Estamos esclarecendo dúvidas sobre a proposta da APA e sabemos o quanto o ator e ativista ambiental é um defensor desse projeto, tem acompanhado as discussões e tem sido um defensor da Amazônia. Então, foi uma conversa muito agradável”, avaliou o governador ao término da reunião.

Victor Fasano parabenizou Wilson Lima pela condução das discussões em relação à captação de recursos com instituições financiadoras, em especial do Fundo Amazônia. “Parabéns, porque você foi um dos governadores que foi lá defender de forma independente”, disse ele ao governador.

“Nós temos buscado o equilíbrio nas discussões ambientais. Não há mais espaço para discursos antigos, temos que pensar nas pessoas que vivem na Amazônia e que preservam isso aqui, ao mesmo tempo em que discutimos novas ações de preservação”, acrescentou Wilson Lima.

Wilson Lima recebe ator e ativista ambiental Victor Fasano para tratar da APA do Sauim-de-Coleira / Foto : Diego Peres / SECOM
Wilson Lima recebe ator e ativista ambiental Victor Fasano para tratar da APA do Sauim-de-Coleira / Foto : Diego Peres / SECOM

A reunião contou com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira e dos biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista, que presentearam o governador com o livro lançado recentemente e intitulado “Sauim-de-Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”. A obra desvenda detalhes da convivência do animal com o ser humano desde 1823, quando foi descoberto pelo zoólogo bávaro Johann Baptist Ritter Von Spix.

Sauim-de-Coleira – Em homenagem ao Sauim-de-Coleira, celebrado no dia 24 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente organiza eventos em Manaus e Itacoatiara para promover a conservação da espécie e pré-consulta e abertura da consulta pública para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauim. O primeiro encontro foi realizado nesta sexta-feira (18) no auditório Senador João Bosco na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), zona sul de Manaus.

Neste sábado (19), a Sema estará presente na zona rural do município de Itacoatiara para realizar uma pré-consulta com os moradores da região sobre a criação da APA do Sauim. Na oportunidade, os comunitários poderão esclarecer dúvidas e ampliar a discussão sobre a criação da APA. A consulta prévia será realizada às 10h, na quadra de esportes Roberto Nobre Pessoa, localizada na Vila do Engenho Paraná da Eva, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.

A área estudada para se transformar em unidade de conservação estadual compreende parte dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no médio e baixo interflúvio das bacias do rio Preto da Eva e rio Urubu. São mais de 211.020 hectares que podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades sustentáveis que gerem renda para os moradores dos dois municípios, além da proteção do meio ambiente e do animal símbolo da capital amazonense.

Wilson Lima recebe ator e ativista ambiental Victor Fasano para tratar da APA do Sauim-de-Coleira  / Foto : Diego Peres / SECOM
Wilson Lima recebe ator e ativista ambiental Victor Fasano para tratar da APA do Sauim-de-Coleira
/ Foto : Diego Peres / SECOM

Comentários