Home Notícias Amazonas Governo amplia fluxo de atendimento aos casos de Covid-19 com a contratação de mais fisioterapeutas!

Governo amplia fluxo de atendimento aos casos de Covid-19 com a contratação de mais fisioterapeutas!

2 minutos lido
43

O Governo do Amazonas tem realizado, desde o dia 13 deste mês, a contratação temporária de fisioterapeutas para atuação no suporte aos pacientes acometidos pela Covid-19, na rede pública. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), mais de 90 especialistas na área de fisioterapia já foram contratados para atuar na linha de frente, e novas contratações estão em andamento. A atuação dos agentes na assistência às pessoas com dificuldades respiratórias tem sido muito positiva, proporcionando uma nova alternativa no fluxo de atendimento hospitalar.

O coordenador de fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Alessandro Lacerda, destaca que a iniciativa reduz a necessidade de utilização de ventilação invasiva nos pacientes porque evita as chances de agravamento dos casos moderados da doença.

“Como membro da equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta tem um papel fundamental, principalmente para fazer com que o paciente não venha a ser intubado. O atendimento de fisioterapia, que já acontecia na unidade, foi reforçado com a chegada desses novos profissionais. Sem dúvida, tem feito a diferença no serviço prestado a população”, destacou Lacerda.

Após passar mais de 15 dias internado no HPS 28 de Agosto, Nilson Fernandes, de 51 anos, recebeu alta hospitalar no dia 16 de janeiro. O homem destaca que a fisioterapia foi essencial para a melhora do quadro clínico e posterior saída da unidade hospitalar.

“Com a realização de três sessões diárias de fisioterapia, a minha recuperação foi acelerada, sem dúvida. Fui muito bem atendido pela fisioterapeuta, que fazia o acompanhamento do meu quadro, sempre muito atenciosa. Além disso, minha esposa recebia atualizações sobre a minha evolução clínica”, garantiu Fernandes.

Novas contratações – Sobre as contratações, o chefe do Departamento de Recursos Humanos (DGRH) da SES, Mário Ernani Mendonça, esclarece que a ampliação do quadro está sendo realizada por meio do banco de dados de profissionais cadastrados fornecido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de suprir, de imediato, as demandas das unidades, ampliando a capacidade da rede.

“A chegada desses novos profissionais melhora o fluxo da rede de atendimento. O contrato temporário é válido por 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a demanda do Estado”, esclareceu.

Outras unidades – O coordenador do DGRH enfatiza que já foram enviados fisioterapeutas para atuação no HPS 28 de Agosto; HPS João Lúcio; HPS Platão Araújo; Hospital Nilton Lins; Maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho; Instituto da Criança do Amazonas; Instituto da Mulher Dona Lindu; Hospital da Criança, zona oeste; Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon); Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

Mais de 90 especialistas na área de fisioterapia já foram contratados para atuar na linha de frente, e novas contratações estão em andamento / FOTO: Divulgação/SES-AM
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

No total Corpo de Bombeiros salvou 51 pessoas durante incêndio ocorrido em prédio no Centro de Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) salvou, na manhã deste sábado (08/05), 51…