Governo do Amazonas aplica golpe duríssimo contra pesquisadores da FAPEAM - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Manaus

Governo do Amazonas aplica golpe duríssimo contra pesquisadores da FAPEAM

Publicado

no

Foto: Karine Aguiar e Ygor Saunier apresentando a musica amazonense no palco da sede mundial da UNESCO em Paris/França.

Ao contrário da propaganda e da publicação inserida hoje no site da FAPEAM de que o Governo do Estado do Amazonas prioriza investimentos em pós-graduação e formação de recursos humanos, muitos pesquisadores tem se manifestado nas redes sociais devido o congelamento de bolsas de pesquisa ofertadas pela FAPEAM.
A reclamação em relação a Fapeam é bastante antiga. O órgão compete dar apoio a pesquisa científica de graduação, pós-graduação e mestrado no estado do Amazonas, é responsável pelo envio do pagamento das bolsas para estudantes que conseguem ter suas pesquisas financiadas.
Nesta manhã de terça-feira (13), a artista premiada internacionalmente e cientista ambiental Karine Aguiar  compartilhou em seu perfil do Facebook a seguinte mensagem.

Foto: Karine Aguiar e Ygor Saunier apresentando a musica amazonense no palco da sede mundial da UNESCO em Paris/França.

Foto: Karine Aguiar e Ygor Saunier apresentando a musica amazonense no palco da sede mundial da UNESCO em Paris/França.


 

“A pesquisa no Estado do Amazonas precisa continuar avançando. O que o atual governo está tentando fazer com os projetos de pesquisa da ‪#‎FAPEAM‬, alegando que só irão permanecer recebendo bolsa aqueles que contribuem diretamente com o desenvolvimento do ‪#‎Amazonas‬ representa um golpe duríssimo no progresso intelectual, econômico e social deste Estado. O processo de seleção de projetos para serem financiados pela FAPEAM já é rigorosíssimo em seus critérios de avaliação quanto à relevância científica destes, logo, presume-se que TODOS os projetos a serem beneficiados pelas bolsas neste momento, representam potencial para o desenvolvimento do estado. Foram necessários 5 anos de pesquisa de campo em 8 municípios da Amazônia brasileira, para que concluíssemos o livro ‪#‎TamboresdaAmazonia‬, uma obra inédita na literatura musical mundial, que hoje está sendo lançado em algumas das mais respeitadas instituições de ensino do ‪#‎Brasil‬ como UNESP, UFMG, EMB e Souza Lima. Queremos estabelecer um ‪#‎diálogo‬ de alto nível e o ‪#‎respeito‬ com o Governo do Estado do Amazonas. Se estamos todos tentando caminhar em busca de dias melhores para o nosso povo, é mister admitir que somente com boas políticas públicas para a ‪#‎Educação‬ é que atingiremos o bem-estar socioeconômico que todos nós sonhamos em alcançar.”

Karine Aguiar de Sousa Saunier,
Mestranda em Dinâmicas Socioambientais na Amazônia pelo PPGCASA/UFAM.

LEIA TAMBÉM  Marcha pra Jesus e Marcha da Maconha em Manaus. Tudo neste sábado (01)

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações