Home Notícias Amazonas Governo do Amazonas beneficia catadores com entrega de triciclos para atuação no interior do Estado

Governo do Amazonas beneficia catadores com entrega de triciclos para atuação no interior do Estado

4 minutos tu lês tudo
62
Foto: Divulgação Ipaam

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), beneficiou catadores associados ao Comitê Regional do Movimento Nacional de Catadores no Amazonas (MNCR), com a entrega de três triciclos motorizados, nesta sexta-feira (03/12) na sede do órgão. A ação tornou-se viável mediante Termo de Ajuste de Conduta Ambiental (TACA) aplicada pelo Instituto, que possibilitou a integração dos veículos ao trabalho dos associados.

Os triciclos motorizados auxiliarão na logística dos catadores nos municípios de Carauari, Jutaí e Nhamundá, propiciando melhor locomoção, além de facilitar o recolhimento de grandes quantidades de resíduos nas carrocerias. Dessa forma, a tarefa pode ser dinamizada e garantir celeridade ao dia a dia dos colaboradores.

Durante a entrega, o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou a importância do desempenho dos catadores na contribuição da gestão de resíduos sólidos urbanos, principalmente em destinações sustentáveis como a reciclagem.

“Esse trabalho de parceria entre órgãos ambientais e entidades não governamentais, que desenvolvem atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e subsídio humano, são de extrema importância para o Estado, pois estaremos contribuindo para o desenvolvimento de oportunidades que promovam a sustentabilidade ambiental e reduzem a vulnerabilidade social”, pontua Valente.

Para Suelen Ramos, coordenadora do Comitê Regional do MNCR no Amazonas, a aquisição dos triciclos é uma conquista que fortalece a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos urbanos no interior do estado.

“Esses equipamentos irão garantir logística de transporte para as organizações dos catadores do interior e esperamos que as prefeituras assumam sua responsabilidade no apoio às organizações dos catadores no estado, garantindo galpões, apoio na organização dos catadores e contratação para o serviço de coleta seletiva”, enfatiza Suelen.

Representatividade – O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é um agrupamento social que há cerca de 20 anos executa as organizações dos catadores e catadoras de materiais recicláveis por todo Brasil, com encontros, capacitações e representação em diálogo com o poder público. No Amazonas, o grupo é composto por 27 associações e possui assento de titularidade no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

TCE-AM: Servidores passam por testagem em massa para Covid-19

Para identificar possíveis contágios do novo coronavírus e evitar a disseminação da Covid-…