Home Notícias Esporte Hoje foi feito a maior sacanagem contra o Amazonas FC! Entenda o que está rolando!

Hoje foi feito a maior sacanagem contra o Amazonas FC! Entenda o que está rolando!

5 minutos o tempo de leitura
7,637

Na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), estiveram reunidos os oito clubes participantes do Campeonato Amazonense de 2020 – O Barezão – e decidiram pelo término antecipado da competição devido a pandemia do Coronavírus.

Uma das maiores discussões era se o Campeonato Amazonense seria cancelado (como se nunca tivesse tido nenhum dos jogos) ou se seria encerrado (manteria-se a tabela dos jogos e venceria quem estivesse na frente).

Dos oito clubes amazonenses, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Iranduba e o próprio Manaus FC) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já os outros dois, Penarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.

Explicação dos Votos

Vamos a explicação do que isso significa e quem são os envolvidos nas votações. Hoje, os três clubes em risco de rebaixamento são justamente Iranduba, São Raimundo e Princesa do Solimões. E os 3 clubes amazonenses que estão com calendário em 2020 (que garantiram a partir do Campeonato Amazonense de 2019) são Manaus FC, Nacional e Fast.

Logo, caso o Barezão 2020 seja cancelado, esses 6 clubes se beneficiariam. 3 garantiriam o não rebaixamento e os outros 3 clubes garantiriam calendário para eles próprios de 2021, uma vez que o “Campeonato Amazonense 2020” não teria acontecido.

Do outro lado, os principais interessados e que votaram contra essa cachorrada foram o Amazonas FC (atual vice-líder do 2º turno) e o Penarol (atual líder do 2º turno). Esses votaram pelo encerramento pois gostariam que o critério de definição das vagas, de quem sobe e quem desce, quem vai pra série D e Copa do Brasil em 2021 fosse definido pelo índice técnico, ou seja, soma-se tudo que se jogou até hoje e põe na balança.

Classificação Geral

Se assim fosse, somando os pontos do primeiro e segundo turno, o 1º colocado geral seria o Amazonas Futebol Clube que estaria com 26 pontos, o 2º colocado seria o Manaus FC com 22 pontos, em 3º estaria o Penarol com 15 pontos e em 4º estariam empatados Nacional e Fast Clube com 14 pontos.

Penarol acreditava no título, anunciou pacote de reforços e pode ter tudo isso jogado no lixo | Foto: Marcos Dantas

Simplesmente cancelar o Campeonato Amazonense 2020 é surreal, desrespeitoso com os times e principalmente vergonhoso para o Estado. Uma decisão dessa atinge diretamente os que estão fazendo belíssimas campanhas este ano, que se reforçaram e que estão dando trabalho. Além disso é um desrespeito a todos os torcedores que investiram dinheiro para ir ao estádio acompanhar o time do coração. Pessoas que fazem viagens intermunicipais para estar ao lado do seu time e apoiá-lo. Esses torcedores serão ressarcidos? Fazer isso é totalmente cair no descrédito da opinião pública e mostrar que o Futebol no Amazonas ainda é de nível amador.

Imaginem os custos para se fazer um jogo ? Quadro móvel, ambulância, treinamentos, salários de jogadores, técnicos e etc? Esse dinheiro será ressarcido? Não se pode fazer uma situação dessa contra quem está na frente e brilhando. Esses clubes que votaram pelo cancelamento perderam a vergonha para justificar a incompetência deles!

O Amazonas FC é uma promessa do futebol amazonense e que fez uma belíssima campanha em 2020 com vitórias maiúsculas contra times ditos grandes do campeonato amazonense como por exemplo 3 x 0 contra o Nacional FC e 6 x 0 contra o Princesa do Solimões EC. O Penarol, que apesar do primeiro turno não ter sido excelente, estava fazendo um segundo turno com 100% de aproveitamento e já havia vencido jogando contra time da capital e do Interior em Iranduba. Ver um time de Itacoatiara ganhar contra times de Manaus, Iranduba e Manacapuru é um feito que mereceria sim uma chance de disputar a Série D.

Maikon Leite Amazonas FC (Foto: João Normando)
Maikon Leite do Amazonas FC (Foto: João Normando)

Ainda haverá uma nova reunião para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também quais serão os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Todos esses imbróglios deverão ser sanados após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidir os próximos passos para este ano.

Este ano, as equipes que estão disputando as competições nacionais e ficarão no aguardo da CBF para saber se tais torneios ocorrerão são : Manaus FC que está na Série C. Fast e Nacional irão disputar a Série D, sendo que o Fast já está na fase de grupos, e o Nacional está na preliminar da Série D.

O Campeonato Amazonense foi paralisado após a metade do campeonato já ter acontecido. Se simplesmente ignorarem isso será uma desmoralização em tanto para o Futebol Amazonense.

Segue a ata da Reunião

Ata da reunião da FAF — Foto: Divulgação
Ata da reunião da FAF — Foto: Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Esporte
Comentários Fechados

Espia Esse Aqui

Caixa com restos mortais de sapo encontrada por trabalhadores em São Januário, saiba tudo

Não procede a informação de que fora encontrada em São Januário uma caixa com restos morta…