Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 26 de novembro de 2022

Política

Igrejas dizem em nota que Padre Kelmon NÃO é padre

Publicado

no

Participação do candidato do PTB à presidência da República no debate da Globo, na última quinta-feira (29/9) colocou em dúvida a veracidade do vínculo dele com a Igreja Ortodoxa ou com a Igreja Católica.

Em um determinado momento o suposto religioso foi chamado de “padre de festa junina” por Soraya Thronicke (União Brasil), que perguntou se ele teria “medo de ir para o inferno” após não dar “extrema-unção” a alguma das 686 mil vítimas da COVID-19 no Brasil.

Padre Kelmon rebateu Soraya Thronicke. “A senhora desrespeita por não saber o valor de um sacerdote. É aquele homem que se dedica à vida do pobre e serve no altar a Jesus Cristo. O povo brasileiro sabe disso, mas a senhora desconhece. Sabemos da importância do zelo pelo ser humano, onde a verdade é primordial. É preciso valorizar e respeitar as pessoas que estão neste país ajudando a construí-lo”.

Igreja Ortodoxa diz que Kelmon não é padre

De acordo com uma nota publicada no dia 14 de setembro, Kelmon Luís da Silva Souza, que se autodenomina padre, não é membro da Igreja Ortodoxa. O texto é assinado por Dom Tito Paulo George Hanna, arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil.

Publicidade

Chegou ao nosso conhecimento que muitos cidadãos têm questionado membros da nossa igreja a respeito de um candidato à Presidência da República pelo PTB que se autodenomina como Padre Kelmon, utilizando insígnias de nossa tradição, sobre a veracidade de seu vínculo à nossa Igreja“.

Diante disso, esclarecemos que, em pleno respeito, mas também gozando da mesma liberdade de pensamento, consciência e religião prevista no 18º artigo da Declaração dos Direitos Humanos e no artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, o referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais”.

Ainda segundo a nota, Kelmon nunca foi seminarista ou membro do clero da Igreja em nenhum dos três graus da ordem, quer no Brasil ou em outro país.

Kelmon se apresenta como sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil, aparecendo em peças de campanha com vestimentas tradicionais da igreja. Tanto no debate do SBT, do último sábado (24/9), quanto no da Globo, nesta quinta-feira (29/9), ele usou os trajes.

O presidenciável concorria como vice de Roberto Jefferson (PTB), mas do nada obteve a cadeira de líder da chapa depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-deputado.

Publicidade

Igreja Ortodoxa do Peru nunca nem viu

Já Padre Kelmon informou, também em nota, que “a Igreja Católica Apostólica do Peru é uma Igreja Autocéfala, com reconhecimento oficial pelo Estado da República do Peru, sendo responsável pela direção arquidiocesana o Arcebispo Primaz, Mor Francisco, Ángel Ernesto Morán Vidal, que preside o Sínodo do Mundo Sagrado, que se rege por seus próprios Cânones e Estatutos obrigatórios”.

O candidato do PTB explicou ainda que a Igreja é reconhecida nacional e internacionalmente por sua ação pastoral e evangelizadora, e por tratados internacionais legal e canonicamente.

A Igreja não possui nenhum relacionamento com outras convenções Ortodoxas dentro do território do Peru ou em nenhuma das missões no exterior, pois seus padres missionários nos vicariatos internacionais realizam suas atividades com total autonomia e sempre relatando suas atividades à Sede Arquidiocesana em Lima, no Peru”.

Padre Kelmon diz que igreja dele é autorregulamentada

Segundo a nota divulgada pela assessoria da campanha, Kelmon Luís Souza foi ordenado padre pela Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru em 2 de agosto de 2015. Ele é reconhecido como Pároco Interino sediado no Vicariato Episcopal do Brasil, com Código de Filiação N° BR0002PB, sendo responsável pela Missão Paroquial Ortodoxa Malankar de São Lázaro na Ilha de Maré, estado da Bahia.

Existem várias ordens ortodoxas e todas são independentes e autocéfalas. Nenhuma precisa estar subordinada a outra. Cada uma se autorregulamenta. Portanto, a afirmação da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é improcedente. Para Padre Kelmon, o que precisa haver entre as igrejas é mais respeito umas com as outras.

Publicidade

 

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Continue Lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Asfalta Amazonas

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações