Inovação: UEA lança portal direcionado ao setor turístico do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Amazonas

Inovação: UEA lança portal direcionado ao setor turístico do Amazonas

Publicado

no

Inovação: UEA lança portal direcionado ao setor turístico do Amazonas

Com uma proposta inovadora de difundir informações estratégicas das atividades e projetos turísticos do Amazonas, o portal Observatur será lançado na próxima segunda-feira (4), às 9h, no Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (Consuniv/UEA), localizado na Reitoria, na avenida Djalma Batista, 3578, Flores.

A iniciativa é da UEA, em parceria com da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), articulado pelo Grupo de Pesquisa Observatório do Turismo da UEA, sob coordenação das professoras Selma Batista e Márcia Raquel Guimarães.

O objetivo do portal é ser uma plataforma de acesso público e gratuito para residentes, turistas, pesquisadores, empresários e gestores públicos do Amazonas que queriam expor as mais diversas ações do turismo local.

Foto: Divulgação

A plataforma servirá ainda para a divulgação sistemática de indicadores, boletins e relatórios das atuações características do setor no Amazonas. Além de propor a elaboração de manuais e metodologias de pesquisas, realizar capacitações e treinamentos em pesquisas, promover rede de intercâmbio de informações entre as instituições e manter atualizado o sistema de dados turístico da região para o ordenamento das gestões.

“Serão divulgados dados de pesquisas e estudos que contribuam para fomentar a cadeia produtiva do Turismo, e contribua ainda com o planejamento e a gestão dos agentes envolvidos com a área. Começaremos com séries históricas que permitam dar continuidade às publicações periódicas”, disse a professora Selma.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Foto: Divulgação

A coordenadora destaca também que, no Brasil, são 26 observatórios parceiros da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. Desse total, a UEA passa ser a 4ª Universidade do País a implantar o sistema seguindo as orientações da Organização Mundial do Turismo (OMT), estruturando um observatório para tratar informações e dados locais.

As ações de monitoramento do Observatur-UEA serão orientadas a subsidiar a criação e a manutenção de mecanismo de gestão e desenvolvimento do setor, assim como o fortalecimento da rede de pesquisadores e instituições que tenham produções de conhecimento cientifico em Turismo com as políticas públicas e práticas mercadológicas.

O endereço eletrônico observatur.uea.edu.br estará disponível a partir das 10h, do dia 4 de novembro.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações