Inscrições abertas para evento gratuito que destaca protagonismo de indígenas e comunidades tradicionais na defesa da Amazônia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Sustentabilidade

Inscrições abertas para evento gratuito que destaca protagonismo de indígenas e comunidades tradicionais na defesa da Amazônia

Quarta edição do Proteja Talks é promovida pelo Portal Proteja, uma aliança entre instituições que atuam para a defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegidas do Brasil

Publicado

no

Comunidade Cacoal : Foto : Martha Fellows / IPAM

Manaus receberá, no dia 29 de novembro, a 4ª edição do Proteja Talks, evento que destaca dez histórias de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia e de seus esforços para monitoramento territorial, social e econômico. O evento, que será realizado no Auditório do Bosque da Ciência, é gratuito e está com inscrições abertas. As vagas são limitadas.

Com o tema “Território e Resistência”, o encontro busca ampliar o alcance das vozes indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e ativistas que atuam no combate à crise climática, diretamente do chão da maior floresta tropical do mundo. Em destaque, lideranças de diferentes estados da Amazônia.

Entre os palestrantes estão Toya Manchineri, coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Daiana Figueiredo, quilombola presidente da Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora); Nirda Oliveira, quilombola da comunidade do Chumbo, na Amazônia matogrossense; Viceli Costa, presidente da Associação de Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro; e Roselma Corrêa, da Comunidade de Pedrinhas, no Maranhão, presidente da Associação Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Quilombolas Lar de Maria.

Também vão falar Beka Munduruku, jovem do povo Munduruku, do Pará; Odila Godinho, presidente fundadora da Turiarte Amazônia (PA), cooperativa de turismo e artesanato da floresta; Sediel Ambrósio, do povo Baré, coordenador do Projeto Saúde na escola Pública de Saúde em Manaus; Jackiel Cássio, da Comunidade Serra do Navio, no Amapá, e guarda florestal do Bio Parque da Amazônia; e Luan Suruí, da aldeia Lapetanha, membro da Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável Garah-Itxa.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O evento será apresentado pelos influenciadores digitais e ativistas indígenas Samela Sateré-Mawé, do Amazonas, e Kauri Waiãpi, do Amapá.

As inscrições são feitas pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/proteja-talks-territorio-e-resistencia-4-edicao/1795660). Os participantes receberão certificado de participação.

Sobre o Proteja Talks – O Proteja Talks é um dos produtos do Portal Proteja (https://proteja.org/), que é, além de uma biblioteca digital sobre áreas protegidas do Brasil, uma iniciativa que conta com 16 instituições parceiras. O Proteja Talks é um evento inspirado no modelo TED Talks, que contempla conteúdo sobre áreas protegidas no Brasil e que acontece todo ano desde 2019.

A quarta edição será realizada presencialmente em Manaus (AM), no dia 29 de novembro de 2022, com o foco na região amazônica e trazendo histórias de indígenas e comunitários tradicionais sobre suas práticas de monitoramento de seus territórios. As palestras também serão transmitidas virtualmente ao público em geral, por meio do YouTube do Portal Proteja, e posteriormente serão editadas e postadas no portal como parte da série Proteja Talks.

O evento é financiado pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Participam da organização a COIAB, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Imazon, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Associação Kanindé, The Nature Conservation (TNC Brasil), Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) e WWF Brasil.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Serviço

4ª Edição Proteja Talks
Dia 29 de novembro, das 14h às 18h (horário de Manaus)
Auditório Bosque da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Av. André Araújo, 2936, Aleixo, CEP 69060-001, Manaus – AM.

Comunidade Cacoal : Foto : Martha Fellows / IPAM

Comunidade Cacoal : Foto : Martha Fellows / IPAM

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações