Publicado
3 semanas atrásno
Por
Juliana Aguirre
Chamada pública de adesão está disponível de 20 de novembro a 31 de janeiro de 2025
Para ajudar a desenvolver os municípios do Amazonas, o SEBRAE Amazonas abriu as inscrições para adesão ao ciclo 2025 do Programa Cidade Empreendedora. A chamada pública estará disponível de 20 de novembro até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessada pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.
Com foco no desenvolvimento socioeconômico dos territórios, o Programa promove o empreendedorismo como ferramenta essencial para melhorar índices de geração de emprego e oferecer alternativas de renda às famílias. Além disso, o Cidade Empreendedora fortalece a economia local e colabora com a gestão municipal, respeitando as especificidades de cada município.
O Programa é desenvolvido em etapas construídas de forma colaborativa, nas quais o corpo técnico do SEBRAE, em parceria com as secretarias municipais, realiza o mapeamento das demandas de cada município e elabora um plano de trabalho personalizado, voltado para as características específicas de cada localidade.
Nos ciclos de 2023 e 2024, o Programa atendeu 12 prefeituras municipais por meio de mais de 1.000 ações realizadas, impactando diretamente 12 mil pessoas. Os municípios atendidos foram: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Alvarães, Manaquiri, Coari, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Ipixuna, Envira e Beruri.
O gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, José Antonio Cardoso, acredita na importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável no estado. “O Cidade Empreendedora é mais do que um programa: é uma oportunidade para os municípios transformarem suas realidades econômicas e sociais. Nosso objetivo é expandir o alcance dessa iniciativa, construindo parcerias com prefeituras que tenham o compromisso de investir no fortalecimento das suas economias locais e no bem-estar de suas comunidades”, afirma o gerente.
Executado a partir de 10 eixos estratégicos, o Programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os eixos estratégicos são: 1. Gestão e Políticas Públicas, alinhando-se ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico); 2. Lideranças Locais e Governança, eixo que colabora com os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos); 3. Simplificação, esse eixo está alinhado ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura); 4. Sala do Empreendedor, contribuindo para o ODS 8; 5. Compras Públicas e Acesso ao Crédito, promovendo o ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e o ODS 8; 6. Empreendedorismo na Escola, em alinhamento com o ODS 4 (Educação de Qualidade); 7. Inclusão Socioprodutiva, em sinergia com o ODS 10 (Redução das Desigualdades); 8. Identidade, Vocações e Mercado, conforme o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); 9. Inovação, contribuindo para o ODS 9; 10. Resiliência Climática e Sustentabilidade, contribuindo diretamente para o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre).
Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE atendeu 6 mil pessoas no Amazonas em menos de 1 ano
Programa Cidade Empreendedora é lançado em Ipixuna, no Amazonas
Cidade Empreendedora: Prefeitura de Novo Airão inicia processo de digitalização de documentos
Cidade Empreendedora: Benjamin Constant está prestes a ingressar na rota dos destinos mais procurados do Brasil
Cidade Empreendedora capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social
Em São Gabriel da Cachoeira, Sebrae Amazonas vai implantar programa de transformação socioeconômica!