Já foram aplicadas 1,7 mil sanções a estabelecimentos que descumpriam regras de prevenção da Covid-19, em Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Amazonas

Já foram aplicadas 1,7 mil sanções a estabelecimentos que descumpriam regras de prevenção da Covid-19, em Manaus

Publicado

no

Em 14 meses, as ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF) resultaram na aplicação de 1.769 sanções a estabelecimentos comerciais de Manaus por descumprimento de regras básicas de prevenção da Covid-19. Composto por fiscais do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, além das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, a CIF vistoria bares, restaurantes, flutuantes, embarcações, eventos clandestinos e outros pontos do comércio alvos de denúncia.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a CIF está focada no cumprimento das regras de prevenção da Covid-19, desde junho de 2020, quando o comércio da capital amazonense começou seu processo de reabertura gradual após o isolamento imposto para contenção de casos. De lá para cá, as ações de fiscalização foram deflagradas todas as semanas, de maneira ininterrupta.

Das mais de 1,7 mil sanções, a CIF resultou no fechamento de 981 eventos ou estabelecimentos em situação irregular, na aplicação de 616 notificações e/ou autuações e em 172 interdições. Os dados se referem ao período de junho de 2020 a agosto deste ano. Nesse intervalo de tempo, 164 pessoas foram conduzidas às delegacias da capital para responder pelo crime previsto no artigo 268 do Código Penal, referente à propagação de doenças contagiosas.

LEIA TAMBÉM  39º Festa do Guaraná em Maués promete recorde de público

Fiscalizações – A CIF articula operações para o cumprimento dos decretos governamentais e organiza métodos de autuação e orientação em combate à proliferação da doença. As operações são feitas em bares, lojas, supermercados e estabelecimentos fluviais, como flutuantes e balneários. De acordo com os relatórios, a maioria dos locais que teve as atividades encerradas funcionava sem autorização necessária para a realização dos eventos, além das aglomerações, festas clandestinas, ausência de licença sanitária e descumprimento do decreto estadual.

Chefe do setor de Operações Integradas da SSP-AM, o capitão da Polícia Militar, Renan Libório, salienta a importância dessa força-tarefa no combate à proliferação da doença.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

“A partir de junho de 2020, as forças de segurança se voltaram para a questão da pandemia, dando apoio aos órgãos de saúde e vigilância sanitária. Dessa maneira a CIF, que até então apenas dava apoio durante os finais de semana, passou a apoiar também as demandas relacionadas ao combate à Covid-19, servindo como força auxiliar para levar segurança aos fiscais e agentes responsáveis pela vigilância e órgãos municipais”, disse.

LEIA TAMBÉM  Governo do Estado, por meio da Fapeam, anuncia apoio a projetos de pesquisa em saúde para Covid-19

Com o trabalho fiscalizatório integrado, a CIF consegue garantir a segurança dos cidadãos, visto que sua principal intenção é observar se os locais oferecem condições para atender os frequentadores desses ambientes de lazer, além de cumprir papel essencial como um fator para a redução dos índices de criminalidade. “As autuações, as notificações, interdições, apreensões feitas durante as operações acabam levando a presença do Estado, as Forças de Segurança para o dia a dia da população”, ressaltou o capitão.

Para o chefe de Operações Integradas, a população também faz parte do trabalho feito pela CIF ao denunciar os estabelecimentos que descumprem as medidas sanitárias e decretos governamentais. As denúncias podem ser feitas por meio do 190, o telefone de ligações emergenciais da PM.

LEIA TAMBÉM  A verdade sobre a mensagem de Whatsapp que avisa sobre 15 escolas do Amazonas onde há casos de covid-19

“A população tem papel fundamental não apenas em cumprir as medidas previstas para o combate à pandemia, mas também ao denunciar as festas clandestinas ou outros delitos”, frisou Libório.

Ação conjunta – A CIF, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), conta com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

BALANÇO DE AÇÕES DA CIF
Período: Junho de 2020 a Agosto de 2021
Fonte: SSP-AM

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Fechamentos de Eventos/Estabelecimentos: 981
Interdições de Eventos/Estabelecimentos: 172

Notificações/Autuações de Eventos/Estabelecimentos/Embarcações: 616
Pessoas Conduzidas ao DIP: 164
Notificações/Autuações de veículos: 667
Apreensões (Veículos): 22
Apreensões (Embarcações): 5
Interdição de Som: 4
Alcoolemias: 8

CIF aplicou 1,7 mil sanções a estabelecimentos que descumpriam regras de prevenção da Covid-19, em Manaus- Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações