Publicado
4 anos atrásno
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) lança, no próximo mês, a campanha “Julho Amarelo”, em alusão às medidas de prevenção contra as Hepatites Virais do Estado do Amazonas. A campanha é realizada pela Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
De acordo com a coordenadora estadual de IST/AIDS, Dessana Chehuan, a abertura oficial da campanha será no dia 5 de julho, na FMT-HDV, com a disponibilização de exame de elastografia para avaliar as doenças hepáticas.
“As hepatites virais são doenças silenciosas de evolução lenta e que na maioria das vezes progridem para doenças graves que acometem principalmente o fígado. Com a elastografia, vamos classificar e tratar de acordo com o estágio da doença”, disse ela.
Durante a campanha, a Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais vai disponibilizar 49,8 mil Testes Rápidos para Hepatite B; 45,8 mil para Hepatite C; 366.881 preservativos masculinos; e 100 mil folders informativos sobre as doenças.
As ações vão ser intensificadas também nos 61 municípios do interior do estado que já realizam os testes rápidos para Hepatites B e C, sendo que Atalaia do Norte, Coari, Eirunepé, Guajará, Tabatinga, Tapauá e Tefé possuem Serviço de Assistência Especializada para as Hepatites Virais.
Cenário – Segundo a coordenação estadual de IST/AIDS, nos últimos 10 anos o Amazonas registrou aproximadamente 15,8 mil casos de hepatites virais. Destes, 40,8% de Hepatite B; 16% de Hepatite C; e 7% de Hepatite D. Os municípios que registraram as maiores taxas de incidência das Hepatites B, C e D no ano de 2017 foram: Anori, Boca do Acre, Carauari, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá e Tefé.
Transmissão – As Hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes e também da mãe para o filho, durante a gestação.
Programação
Dia 02/07 – Das 9h às 17h
Oficina de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hepatite C e Coinfecções do Amazonas.
Local: Auditório Dr. Luiz Montenegro, na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado.
Dia 05/07 – Das 9h às 15h
Abertura oficial do Julho Amarelo com distribuição de folder e preservativos e a oferta, para as pessoas que tiverem diagnóstico de Hepatite B ou C confirmado, do exame de elastografia.
Local: Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado
Dia 08/07
Inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Ada Rodrigues Viana
Dia 26/07 – Das 7h às 16h
Ação de testagem para as Hepatites B e C, palestras, distribuição de preservativos e folders e imunização contra a Hepatite B.
Local: Fundação Alfredo da Matta (Fuam)
Dia 29/07 – Das 9h às 15h
Ação de testagem para as Hepatites B e C, distribuição de folder e preservativos e a oferta, para as pessoas que tiverem diagnóstico de Hepatite B ou C confirmado, do exame de elastografia.
Dia 30/07
Durante todo o mês de julho, a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho estará ofertando testagem para Hepatites B e C intensificará as ações de prevenção e diagnóstico destas doenças.
Local: Policlínica Governador Gilberto Mestrinho
Dia 31/07 – Das 8h às 16h
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, através da Coordenação Municipal de IST, AIDS e HV de Manaus realizará ação de testagem e prevenção as Hepatites Virais
Local: Praça da Matriz, Centro.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.
Prefeitura de Manaus promove mais uma etapa da campanha Julho Amarelo, com ações de combate às hepatites virais
Amazonas internacional! Governo recebe convite para utilizar espaço no ambiente de negócios na Coreia do Sul
Vacinação mudou o perfil de internados e mortos pela Covid-19 no Brasil, aponta estudo
Ação itinerante realiza exames de endoscopia em Parintins e Nhamundá
29 municípios no Amazonas zeram internações por Covid-19 nesta segunda-feira(7)
Primeira criança vacinada contra o Covid-19 é um indígena de 8 anos