“Laroyê, Exu!” Saiba o significado verdadeiro da expressão dita no samba da Escola Campeã do Carnaval do Rio, a Grande Rio! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Brasil

“Laroyê, Exu!” Saiba o significado verdadeiro da expressão dita no samba da Escola Campeã do Carnaval do Rio, a Grande Rio!

Publicado

no

No último final de semana ocorreu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. A escola vencedora do Rio de Janeiro foi a Grande Rio que trouxe como temática Exu. Isso espantou muita gente que não faz a menor ideia do verdadeiro significado e que acha que tudo é coisa do capeta.

Para se ter ideia, a atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, vencedora dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, comemorou a vitória em uma publicação no Twitter e no Instagram.

LEIA TAMBÉM  Escorpiões se proliferam e picam cada vez mais, saiba como se proteger

“Laroyê, Exu! Viva, Grande Rio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022”, escreveu a atriz nas duas redes sociais.

Paolla Oliveira

Mas o que é ‘Laroyê, Exu’?

“Laroyê, Exu”, que também pode ser escrito como “Laroiê, Exu”, é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como “Salve, mensageiro”, com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção “conheça os orixás” ao falar de Exu, dando mais um significado: “Laroyê Exu, Exu é Mojubá! – significa: Olhe por mim”.

LEIA TAMBÉM  'Treta': Motorista de App puxa facão para passageiro e câmeras de segurança gravam tudo; Veja o vídeo.

Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão “Laroyê, Exu” é originada dessa mesma língua.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana. Tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé, Exu é quem faz a comunicação entre os humanos e os orixás.

Entre os fiéis, é Exu quem é chamado para abrir os caminhos, superar dificuldades e chegar aos objetivos. No entanto, por ser representado com roupas pretas e usar um tridente, aqueles que não conhecem confundem sua imagem por algo ruim, que se assemelha à maldade.

LEIA TAMBÉM  Neymar chora publicamente e ri muito nos bastidores após perder a final da Copa América para a Argentina

A proposta da Grande Rio foi mostrar que Exu é algo positivo. Para isso, incorporou em seu enredo de 2022 o propósito de desmistificar a figura, que para algumas religiões é uma entidade espiritual e para outras, uma imagem divina.

Laroyê, Exu! Viva, Grande Rio.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações