Home Notícias Brasil “Laroyê, Exu!” Saiba o significado verdadeiro da expressão dita no samba da Escola Campeã do Carnaval do Rio, a Grande Rio!

“Laroyê, Exu!” Saiba o significado verdadeiro da expressão dita no samba da Escola Campeã do Carnaval do Rio, a Grande Rio!

2 minutos o tempo de leitura
217

No último final de semana ocorreu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. A escola vencedora do Rio de Janeiro foi a Grande Rio que trouxe como temática Exu. Isso espantou muita gente que não faz a menor ideia do verdadeiro significado e que acha que tudo é coisa do capeta.

Para se ter ideia, a atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, vencedora dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, comemorou a vitória em uma publicação no Twitter e no Instagram.

“Laroyê, Exu! Viva, Grande Rio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022”, escreveu a atriz nas duas redes sociais.

Paolla Oliveira

Mas o que é ‘Laroyê, Exu’?

“Laroyê, Exu”, que também pode ser escrito como “Laroiê, Exu”, é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como “Salve, mensageiro”, com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção “conheça os orixás” ao falar de Exu, dando mais um significado: “Laroyê Exu, Exu é Mojubá! – significa: Olhe por mim”.

Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão “Laroyê, Exu” é originada dessa mesma língua.

Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana. Tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé, Exu é quem faz a comunicação entre os humanos e os orixás.

Entre os fiéis, é Exu quem é chamado para abrir os caminhos, superar dificuldades e chegar aos objetivos. No entanto, por ser representado com roupas pretas e usar um tridente, aqueles que não conhecem confundem sua imagem por algo ruim, que se assemelha à maldade.

A proposta da Grande Rio foi mostrar que Exu é algo positivo. Para isso, incorporou em seu enredo de 2022 o propósito de desmistificar a figura, que para algumas religiões é uma entidade espiritual e para outras, uma imagem divina.

Laroyê, Exu! Viva, Grande Rio.
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Vivências e experiências no setor de patrimônio cultural foram os temas debatidos por arqueólogo

Vivências e experiências no setor de patrimônio cultural foram os temas debatidos por arqu…