Publicado
2 anos atrásno
Existe uma confusão grande quanto falam sobre lavar o arroz. Algumas pessoas que trabalharam com armazém afirmam que tem muito veneno e por isso é fundamental que se lave. Eles alegam, por exemplo, que o produto é armazenado com casca por muito tempo, meses, anos.. e que além disso, também é feito o combate as pragas com veneno. Daí o produto é beneficiado e empacotado, ficando portanto muito veneno no arroz.
Já existem especialistas que dizem que o arroz polido (branco) não deve ser lavado e o motivo alegado é que como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Mas qual é a informação correta?
Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Outro motivo para desaconselhar a lavagem é que ela pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, em função do amido que já está sendo hidratado….
O arroz é rico em vitamina B, fósforo, potássio e ferro. Esses elementos são de extrema importância para a saúde humana. Dentre as muitas funções dessas substâncias, algumas delas ajudam na regeneração óssea, por exemplo, como é o caso do fósforo e cálcio. Assim, lavar esse grão pode ser danoso à sua saúde.
Outro motivo para não se realizar a lavagem do arroz é o fato de os grãos ficarem propensos a grudar uns nos outros. Assim, se você prefere um arroz mais soltinho, não há necessidade de ser lavá-lo.
No ano passado, disseminou-se a ideia de que o arroz poderia causar envenenamento. O motivo seria a grande quantidade de arsênio presente nos grãos, mas, segundo especialistas, não é bem assim. O arroz consumido no Brasil tem arsênio em quantidades baixas, insuficientes para causar preocupação com problemas de saúde. No Brasil, a Anvisa limita a 0,3 mg/kg a quantidade do elemento no cereal vendido no país. Ou seja, mais uma fake news criada no país das fake news.
É sabido que existem muitos tipos de arroz. O mais comum entre eles é o branco, que você já sabe que não deve ser lavado. Mas, e os outros tipos de arroz? Você deve ou não lavar?
O arroz parboilizado –muito usado para o preparo de risotos — também não vai perder seu valor nutricional se for para o escorredor. No processo de parboilização, o grão é mergulhado em água aquecida a cerca de 50 °C. Isso “sela” o alimento e faz com que ele mantenha seus nutrientes.
O arroz integral é outro que pode ser lavado, pois esse tipo de grão vem com a sua casca. Assim, no ato da lavagem, não ocorre uma perda significativa das suas vitaminas e nutrientes, como é o caso do arroz branco.
Portanto a recomendação é ler as instruções da embalagem antes de preparar o alimento. Lá estará descrito a necessidade da lavagem ou não.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)