Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, segunda, 15 de agosto de 2022

Curiosidades

Lavar o arroz é certo ou errado? Saiba a resposta correta pra esse mistério!

Publicado

no

Lavar o arroz é certo ou errado. Saiba a resposta correta!

Existe uma confusão grande quanto falam sobre lavar o arroz. Algumas pessoas que trabalharam com armazém afirmam que tem muito veneno e por isso é fundamental que se lave. Eles alegam, por exemplo, que o produto é armazenado com casca por muito tempo, meses, anos.. e que além disso, também é feito o combate as pragas com veneno. Daí o produto é beneficiado e empacotado, ficando portanto muito veneno no arroz.

Já existem especialistas que dizem que o arroz polido (branco) não deve ser lavado e o motivo alegado é que como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Mas qual é a informação correta?

Lavar o arroz é certo ou errado? Saiba a resposta correta!

Lavar o arroz é certo ou errado? Saiba a resposta correta!

Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Outro motivo para desaconselhar a lavagem é que ela pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, em função do amido que já está sendo hidratado….

O arroz é rico em vitamina B, fósforo, potássio e ferro. Esses elementos são de extrema importância para a saúde humana. Dentre as muitas funções dessas substâncias, algumas delas ajudam na regeneração óssea, por exemplo, como é o caso do fósforo e cálcio. Assim, lavar esse grão pode ser danoso à sua saúde.

Outro motivo para não se realizar a lavagem do arroz é o fato de os grãos ficarem propensos a grudar uns nos outros. Assim, se você prefere um arroz mais soltinho, não há necessidade de ser lavá-lo.

E a contaminação por arsênio?

No ano passado, disseminou-se a ideia de que o arroz poderia causar envenenamento. O motivo seria a grande quantidade de arsênio presente nos grãos, mas, segundo especialistas, não é bem assim. O arroz consumido no Brasil tem arsênio em quantidades baixas, insuficientes para causar preocupação com problemas de saúde. No Brasil, a Anvisa limita a 0,3 mg/kg a quantidade do elemento no cereal vendido no país. Ou seja, mais uma fake news criada no país das fake news.

Nem sempre lavar o arroz é “errado”

É sabido que existem muitos tipos de arroz. O mais comum entre eles é o branco, que você já sabe que não deve ser lavado. Mas, e os outros tipos de arroz? Você deve ou não lavar?

O arroz parboilizado –muito usado para o preparo de risotos — também não vai perder seu valor nutricional se for para o escorredor. No processo de parboilização, o grão é mergulhado em água aquecida a cerca de 50 °C. Isso “sela” o alimento e faz com que ele mantenha seus nutrientes.

O arroz integral é outro que pode ser lavado, pois esse tipo de grão vem com a sua casca. Assim, no ato da lavagem, não ocorre uma perda significativa das suas vitaminas e nutrientes, como é o caso do arroz branco.

Portanto a recomendação é ler as instruções da embalagem antes de preparar o alimento. Lá estará descrito a necessidade da lavagem ou não.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações