Como era previsto, o ex-deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) assumirá em 2017 uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Sabino ocupará cadeira deixada pelo deputado federal Marcos Rotta (PMDB), eleito vice-prefeito de Manaus no ultimo domingo (30/10).
Sabino declarou que terá como prioridade a captação de verbas federais para o Amazonas e principalmente a capital. “Vou dar continuidade ao trabalho que eu vinha fazendo quando era deputado federal. Quero ajudar meu estado. A eleição terminou hoje, quero ajudar a prefeitura e o governo do estado. Eu não estou pensando em ajudar governador, mas sim o povo que está sofrendo. As minhas prioridades serão conseguir mais dinheiro para segurança, saúde e educação. Eu conheço muito bem Brasília, durante oito anos foi deputado federal”, o novo Deputado Federal.
Nesse ano, Sabino ainda tentou se candidatar para prefeito de Coari, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral por problemas na prestação de contas na campanha de 2014. Apesar de estar inelegível até 2018 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sabino disse que não há nenhum impedimento para que ele assuma o mandato de deputado federal pelos próximos dois anos, que encerra em 2018.
Em 2014, Sabino não conseguiu se reeleger, por conta de denúncias de envolvimento com o tráfico de drogas, e deste então ele não assumia cargo público.
Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006 e foi o segundo mais votado no Amazonas com mais de 126 mil votos. Antes de ser deputado federal, Sabino foi vereador por três mandatos.
Atualmente, Sabino é presidente regional do PTB e apresentador de um programa de Tv. Esteve presente, incansável, na campanha para reeleição de Arthur Neto.
Manauaras “elegeram” o retorno de Sabino Castelo Branco como deputado federal