Manaus foi bombardeada em 1910? Sim! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 03 de dezembro de 2024

Memórias do Amazonas

Manaus foi bombardeada em 1910? Sim!

Publicado

no

Pouca gente sabe, mas em 1910 Manaus sofreu um episódio que ficou conhecido como o bombardeio de Manaus.

O bombardeio de Manaus ocorreu em 8 de outubro de 1910. Foi o inesperado e trágico resultado, de um golpe confuso e mal preparado, tramado em parte na Capital do País no qual o Vice-Governador Sr. Antônio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, depôs o Governador Col. Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt, com uma falsa ata do Congresso do Amazonas, de 7 de outubro de 1910.

Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt

Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt

Vamos tentar explicar os fatos ocorridos em 1910 que culminaram para o bombardeio na nossa cidade, mas para isso voltemos um dia antes.

Era sete de outubro e Manaus recebia a visita do deputado Monteiro de Souza, uma grande festa de recepção foi organizada, dos 19 deputados que estavam no Amazonas, 12 estavam na recepção ao político, assim sendo a Assembleia Legislativa não poderia votar nada por falta de quórum, mas não foi isso que aconteceu.

Aproveitando a ausência dos colegas, foi votado o impedimento do Governador Antonio Bittencourt, mediante violência e falsificação de assinaturas. No mesmo dia pela noite, Bittencourt é informado de que as forças do 46º Batalhão e da Flotilha de Guerra estão em prontidão para depô-lo. O vice-governador Sá Peixoto conseguira o apoio e intervenção das forças federais por meio de uma ata falsificada.

Bittencourt ao saber das ambições para tira-lo do poder notifica o presidente da República Nilo Peçanha dos fatos e juntamente com o comando da Polícia Militar são tomadas as providências para a defesa da cidade e manutenção de seu cargo.

Amanhece o dia oito de outubro, às 5h30 são iniciadas as hostilidades, tropas federais sobem as ruas Bernardo Ramos e Municipal (atual 7 de Setembro)entrando em combate com a guarda militar do Palácio do Governo, mas são rechaçados.

Palácio do Governo do Estado dias após o bombardeio. Hoje é o Museu da Cidade

Palácio do Governo do Estado dias após o bombardeio. Hoje é o Museu da Cidade

Emissários vão ao encontro de Bittencourt para notifica-lo que o Congresso Estadual havia votado a perda de seu mandato no dia anterior, seu substituto legal seria o vice Sá Peixoto. São distribuídos folhetos à população pelos dois lados, o governo incita os manauaras a pegar em armas e lutar.

O prédio ainda existe, Rua dos Barés Nº1

Bazar Amazonense – O prédio ainda existe, Rua dos Barés Nº1

O bombardeio continua até as 17 horas quando finalmente, convencido pelos cônsules da Alemanha, Inglaterra, Portugal, França, Itália e Paraguai, o governador Bittencourt renuncia ao cargo. O bairro dos Remédios foi o mais afetado durante o ataque, houve baixas tanto de civis quanto de militares, sendo a maior parte do 46º Batalhão, a Polícia Militar perdeu dois praças nos combates.

Vista lateral da casa do Dr. Simplício. Notar a praça dos Remédios a direita

Vista lateral da casa do Dr. Simplício. Notar a praça dos Remédios a direita

Bittencourt após a renuncia se refugia no consulado argentino, e no dia 10 viaja para Belém, onde ficaria pouco tempo, seria reempossado no dia 31 do mesmo mês. Após seu retorno, são abertas investigações para apurar os fatos ocorridos na cidade. O golpe foi tramado pelo vice-governador Sá Peixoto, Silvério Nery, Porfírio Nogueira e mais seis deputados estaduais mediante atas e telegramas falsos, regidos por facções familiares e político-militares que apoiavam o Marechal Hermes da Fonseca, ordenadas pelo Senador gaúcho Pinheiro Machado.

O prédio ainda existe, Rua dos Barés Nº1

O prédio ainda existe, Rua dos Barés Nº1

 

Fonte: LOUREIRO, Antonio José Souto. Síntese da História do Amazonas, Imprensa Oficial, 1978.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações