Home Notícias Manaus Manaus perde hoje o ilustre Jokka Loureiro, da famosa peixaria do Jokka

Manaus perde hoje o ilustre Jokka Loureiro, da famosa peixaria do Jokka

1 minutos lido
315
Jokka Loureiro

O empresário amazonense Joaquim Loureiro, conhecido como “Jokka”, conhecido por sua peixaria localizada no bairro São Raimundo, morreu na madrugada desta terça-feira (15). A causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente. O restaurante de Jokka é bastante conhecido na capital amazonense, ponto de encontro de diversos políticos locais e personalidades amazonenses.

O velório acontece na Funerária Gurgel, no Santo Antônio, das 10h às 15h. O sepultamento será no cemitério Santa Helena, a partir das 16h.

“Jokka” trabalhou mais de 30 anos vendendo peixe frito na casa onde mora com vista para o rio Negro. A fachada da peixaria e todas as paredes são repletas de slogans curiosos. A habilidade com as palavras era considerada um dom, além de criar diversas frases criativas como “Pra você que está vindo pela primeira vez, não dê uma de gostoso porque, aqui, gostoso só o peixe e o dono”.

Jokka foi casado por quase 50 anos com Maria do Carmo, que faleceu em janeiro deste ano. Natural de Acajatuba, no Iranduba, ele deixou três filhos; James, Hudson e Jamille.

A história com a peixaria foi herança dos pais. “No início a peixaria era um barzinho de madeira bem pequenininho onde o cara pisava na tábua e ela vinha na cara do camarada. Depois comecei a vender o peixe frito e as pessoas começaram a gostar. Conheço peixe porque o meu pai era dono de barco de pesca também e teve uma época que eu viajei por algum tempo em um barco desses. E fiquei conhecedor de peixe. Aí resolvi fazer a peixaria”.

A perda de Jokka deixa Manaus sem uma de suas mais ilustres figuras – e sem o seu tempero especial em uma das principais iguarias da culinária amazonense.

 

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Manaus contra a Covid-19! Nesta segunda-feira segue público a partir dos 18 anos! VACINE-SE!

A campanha de vacinação contra a Covid-19, que a Prefeitura de Manaus vem realizando desde…