Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 30 de novembro de 2022

Sustentabilidade

Manaus recebe o 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (Fiinsa), nos dias 29 e 30 de novembro

Publicado

no

Manaus recebe o 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (Fiinsa) nos dias 29 e 30 de novembro deste ano. O evento , que debaterá sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia, vai ocorrer no Studio 5, Zona Sul. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma das instituições com participação confirmada na segunda edição do evento.

O festival reunirá empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram para o desenvolvimento do ecossistema amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta.

Na programação, que inclui palestras, oficinas práticas e sessões de pitch para investidores e financiadores, a FAS participa em três espaços e dois painéis para o público. Os parceiros da FAS, SAP Brasil e Americanas, também estão inclusos na programação do festival.

“O FIINSA é um evento valioso para o fomento de negócios sustentáveis que geram impacto positivo e benefícios para a floresta e as populações que vivem e trabalham nela. A FAS vai levar sua visão e experiência em segmentos da bioeconomia, economia criativa e turismo de base comunitária para, juntos, ajudarmos a desenvolver o ecossistema de impacto na região amazônica”, afirmou Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia na FAS.

Publicidade

Inscrições

As inscrições para participar do FIINSA estão abertas por meio do site Sympla (https://abre.ai/faz5), com valores a partir de R$ 150.

Plenárias

No dia 29 de novembro, a partir das 11h30, o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, modera o painel “Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia”. A sessão terá a participação da responsável pela Gerência de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patricia Daros; da doutora em Ecologia de Ecossistemas e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rita Mesquita; e do coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero no Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro.

No mesmo dia, a partir das 17h30, Wildney Mourão será o moderador do painel “O turismo de base comunitária na Amazônia – avanços, desafios e oportunidades de investimento”. Participam do painel o fundador e CEO do VivaLá, Daniel Cabrera; o empreendedor da Comunidade Tumbira, Roberto Garrido; e a doutora e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, e membro do Fórum de Turismo de Base Comunitária do Rio Negro (AM), Susy Simonetti.

Publicidade

A Americanas S.A., parceira da FAS em diversas iniciativas e patrocinadora do evento, participa do painel “Acesso a mercados para produtos da bioeconomia: desafios de comercialização, logística e distribuição”.

A coordenadora de sustentabilidade da Americanas S.A., Mariana Araújo, representa a organização, ao lado de Adriane Basile, do Mercado Livre, Geyce Ferreira, da Bemol, e Manuel Rodrigues, da Sattva. A moderação é de Floriana Breyer, da Climate Ventures. A sessão ocorre no dia 29, às 16h30.

“Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos conseguindo crescer e nos desenvolver cada vez mais como uma companhia sustentável. Somos uma companhia que impacta milhões de brasileiros com o nosso negócio, e temos o compromisso de ser espelho e gerar impacto positivo na sociedade”, disse Mariana Araújo.

No dia 30, a partir das 11h30, a SAP Brasil participa do painel “Atuação de grandes empresas e as pautas de ESG e investimento social privado na Amazônia”.

A moderação será feita pela pesquisadora do Idesam, Mariana Pavan, e terá a participação da diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, Luciana Cohen, e do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Publicidade

Mercado Sustentável

A FAS ocupa ainda o Espaço Mercado Sustentável, onde terá o estande do Jirau da Amazônia com exposição e comercialização de produtos da economia criativa, de artesanato e de turismo de base comunitária. Além disso, o espaço terá a comercialização de outros produtos de bioeconomia apoiados pela FAS, como a Farinha Ribeirinha de Uarini e o Guaraná.

Também acontecerá o lançamento de três produtos à base de cacau: as geleias de cacau, cacau com cupuaçu e cacau com banana. Empreendedores ribeirinhos participarão do espaço, apresentando os seus produtos

A FAS contará, ainda, com um estande institucional para ampliar o relacionamento com o público, prospectar parcerias e viabilizar novos projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e investimento de impacto para a Amazônia.

FIINSA

Realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e pelo Impact Hub Manaus, o 2º Fiinsa é evento é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP e Instituto Sabin, além do apoio de vários parceiros.

Outras informações estão disponíveis em https://fiinsa.org.br.

Publicidade

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Continue Lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Asfalta Amazonas

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações