Home Notícias Política Melhores amigos, Sen. Ciro Nogueira comandará Casa Civil de Bolsonaro e deixará sua mãe na vaga do Senado

Melhores amigos, Sen. Ciro Nogueira comandará Casa Civil de Bolsonaro e deixará sua mãe na vaga do Senado

3 minutos lido
325

Senador é presidente do PP e integrante do chamado Centrão. Ciro Nogueira confirmou pelo Twitter a ida para o ministério após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 27.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil. Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, escreveu Nogueira em uma rede social.

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil

Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão. A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro de se fortalecer politicamente. O presidente tenta estreitar seus laços com o grupo, fundamental para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação do governo com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.

A Casa Civil é um dos mais importantes ministérios da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.

Ciro Nogueira– O parlamentar piauiense de 52 anos de idade circula pelos corredores do Congresso desde 1995, quando tomou posse como deputado federal, aos 26 anos. Ele é considerado em Brasília um “político profissional”.

Após quatro mandatos na Câmara e em meio ao segundo mandato como senador, Ciro assumirá pela primeira vez um cargo no Executivo.

Filho e neto de políticos, o empresário piauiense é formado em direito e, nas últimas eleições, declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 23,3 milhões em bens.

Ciro Nogueira, que apoiou governos petistas e o do ex-presidente Michel Temer (MDB), aproximou-se de Jair Bolsonaro em meados de 2020. Desde então, passou a fazer parte da comitiva do presidente durante viagens ao Nordeste para inauguração de obras e se tornou um dos principais defensores de Bolsonaro no Congresso.

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil

Suplente do Senador Ciro Nogueira é a sua própria mãe Eliane Silva Nogueira

Com a ida do senador Ciro Nogueira (Progressistas) para a chefia da Casa Civil, a mãe dele, Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos, filiada ao Progressistas, assumirá a vaga deixada. É a primeira vez que ela assumirá um cargo político. Eliane, entretanto, não deve assumir a vaga de Ciro na CPI da Covid. A definição de quem irá ocupar o posto cabe ao bloco ao qual ele pertence.

Eliane e Silva Nogueira Lima, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, possui ensino médio completo e é empresária. Ela é viúva de Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II.

Embora nunca tenha assumido um cargo público, a assessoria de imprensa do senador informou que ela sempre esteve próxima da política. Eliane é gestora de empresas da família e, conforme a assessoria, desenvolveu no dia a dia dessas companhias a experiência em administração.

Em 2018, depois de estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a primeira eleição como suplente de senador. Com a saída de Ciro, assumirá a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Leia Também

Presidente Roberto Cidade assina termo de cooperação técnica entre Aleam e Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá

Com o intuito de qualificar a atuação parlamentar dos vereadores de Santo Antônio do Içá (…