Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou os avanços alcançados pelo Governo do Amazonas na área da saúde, sobretudo nas ações voltadas à pandemia e na descentralização dos serviços de alta complexidade no estado. Durante participação no evento “Brasil Sem Malária” neste sábado (06/11), ao lado do governador Wilson Lima, Queiroga ressaltou a parceria do Governo Federal com o Amazonas durante os períodos mais agudos da pandemia, com o envio de testes rápidos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), usinas de oxigênio e outros insumos; além do reforço com profissionais de saúde.
“Em relação à pandemia de Covid-19, o Amazonas foi afetado na primeira onda e, sobretudo, na segunda onda, em face da variante Gama. O Governo (Federal), esteve aqui dando suporte à atenção primária e especializada, alocando recursos, abrindo leitos de Terapia Intensiva em hospitais de campanha, dando suporte na época em que houve problema de desabastecimento de oxigênio”, disse o ministro.
Queiroga elogiou o empenho do Estado na interiorização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebeu, no dia 15 de outubro, 11 leitos de UTI.
“Hoje, a ação do Governo Wilson Lima, em parceria com o Governo Federal, já começa a ampliar a atenção especializada em saúde fora da cidade de Manaus. São 11 leitos de UTI na cidade de Parintins e essas ações vão continuar, porque o povo do Amazonas merece a saúde com direito social e esse é um dever que nós temos como gestores públicos”, observou Marcelo Queiroga.
O atendimento de alta complexidade no interior do Amazonas é um marco histórico para o estado, que antes tinha os serviços concentrados na capital, Manaus. Após a inauguração, o Hospital Jofre Cohen, em Parintins, recebeu os primeiros pacientes de UTI no dia 21 de outubro.
Agenda em Manaus – O governador Wilson Lima e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deram início, neste sábado (06/11), à mobilização social de educação em saúde “Brasil Sem Malária”, realizada em alusão ao dia de combate à doença nas Américas. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e ocorre no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte da capital.
Em seguida, Wilson Lima levou o ministro Marcelo Queiroga, para conhecer a estrutura do novo Hospital do Sangue, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), em fase final de construção.
O governador e o ministro da Saúde visitaram, ainda, um dos cinco pontos de imunização onde o Governo do Amazonas realiza a busca ativa para a vacinação contra a Covid-19 em shoppings centers, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a doença no estado.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Governo do Amazonas investe R$ 760 milhões na Educação em Manaus entre 2019 e 2024
Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em 10 municípios e envia 451 cilindros para o interior