Miss Tefé e 49° Festival Folclórico de Tefé prometem agitar a rainha do Solimões

398

Nesta quinta-feira (22/8) a cidade de Tefé , distante 523km de Manaus, saberá quem irá ostentar a coroa de moça mais linda da cidade,  através do Concurso de Beleza Miss Tefé 2019 e nessa sexta-feira (23) se iniciará o 49° Festival Folclórico de Tefé,  a maior manifestação cultural do médio Solimões e que promete reunir milhares de pessoas de todos os município do Amazonas.

Imagem: Divulgação

O Miss Tefé contará com 9 jovens que estarão desfilando no Mirante das Mangueiras , nesta quinta-feira (22) a partir das 19h em busca do prêmio que será:  uma moto Biz 110 e uma bolsa de estudo UNIP/EAD ( 1° Lugar), Um celular A50 (2° lugar) e um celular A30 (3° lugar).

Imagem: Divulgação

De acordo com o secretário municipal de cultura,  Ezinho Jr. a escolha da premiação ser uma bolsa de estudo é escolha do prefeito Normando Bessa. ” A sugestão do prêmio vem do prefeito Normando, ele acredita que a educação deve ser prioridade e por isso o prêmio deva ser algo auxilie as candidatas na formação educacional e profissional das mesmas”, declarou Ezinho.

Na sexta-feira (23/8) iniciará a apresentação das danças folclóricas que se estenderá até o domingo (25/8). Cerca de 26 cordões folclóricos deverão se apresentar.

Imagem: Divulgação

História e tradição

O Festival Folclórico de Tefé teve início no final da década de 70 e passou a destaque através do sonho e incentivo do sr Domingos Franco de Amorim (Seu Moreno, popularmente conhecido).

Seu Moreno sempre foi um entusiasta que lutou pela valorização dos cordões Folclóricos como: a Ciranda, o Gambá, Dança do Índio, Currupião, Cacetinho, Barqueiro, Boi Bumbá, quadrilhas e etc. Tendo o folclore como um dos mais importantes traços culturais de Ega (antigo nome de Tefé).

Tefé, sempre foi um celeiro de produção artístico-cultural, exportando para outros lugares criações, como a Ciranda que foi levada para o Município de Manacapuru, hoje com grande expressividade no Estado do Amazonas.

Por muitos anos, o Festival Folclórico de Tefé esteve adormecido, por falta de investimentos e incentivo do poder público municipal, porém desde 2017, o mesmo vem sendo resignificado ganhando proporções de nível estadual e atraindo milhares de turistas que prestigiam a cultura tefeense.

Em 2019, com muito esforço, dedicação e respeito por parte da gestão municipal, o Festival Folclórico de Tefé, totalmente repaginado será realizado pela primeira vez no Mirante das Mangueiras, trazendo a magnitude e a essência cultural do povo tefeense vestido de cores, magia, encanto simbolizando as raízes a
amazônicas.

O 49° Festival Folclórico de Tefé será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2019, no Mirante das Mangueiras. O intervalo entre cada dança será de 05 minutos.

 

Comentários