Na manhã desta segunda-feira (13), morreu aos 72 anos o cantor e compositor Moraes Moreira. De acordo com informações preliminares, o corpo do cantor foi encontrado no apartamento onde morava na Gávea, Rio de Janeiro. A causa da morte ainda é desconhecida.
Morre cantor baiano Moraes Moreira – Imagem: Divulgação
Moraes Moreira, nascido em 1947 em Ituaçu na Bahia, se tornou conhecido nacionalmente na primeira metade da década de 70 como integrante dos Novos Baianos, Na banda, ele atuava como cantor, violonista e principal compositor ao lado do poeta Luiz Galvão. Com o grupo ele lançou quatro álbuns considerados antológicos, incluindo “Acabou Chorare” de 1972 visto como um dos mais importantes discos de toda a música brasileira – na eleição feita pela edição brasileira da revista Rolling Stone ele ficou em primeiro lugar.
O álbum, o segundo lançado por eles, ficou marcado pela fusão de samba, frevo e bossa nova com o rock (que tinha presença bem maior no trabalho de estreia, “É Ferro Na Boneca” de 1970).
O músico partiu para a carreira solo em 1975, sempre misturando ritmos tradicionais do nordeste, com a música brasileira mais tradicional e também o pop e o rock. Com essa fórmula ele emplacou sucessos como “Pombo Correio”, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, “Sintonia” e “Por Que Parou, Parou Por Quê?” e se tornou um dos rostos mais populares da MPB.