Home Notícias Amazonas Nesta segunda-feira (22) Wilson Lima assinará contrato para aquisição de 1 milhão de vacinas Sputnik V

Nesta segunda-feira (22) Wilson Lima assinará contrato para aquisição de 1 milhão de vacinas Sputnik V

2 minutos lido
125

O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (20/03), a assinatura de contrato para a compra de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V para o estado do Amazonas. Em pronunciamento em live nas redes sociais oficias do Estado, o governador afirmou que o acordo será firmado na próxima segunda-feira (22/03), de forma virtual, reunindo governadores dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e autoridades russas.

vacinas Sputnik V

As tratativas para a compra dos imunizantes contra a Covid-19 ocorreram de forma conjunta com os governadores do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No total, o consórcio de estados efetuará a aquisição de 10 milhões de doses de forma alinhada com o Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A previsão da chegada das doses pertencentes ao Amazonas é entre abril e julho, em lotes separados a serem repassados pelo Governo Federal.

“Há um compromisso do Ministério da Saúde em pagar essas doses. Se o Ministério da Saúde assim o fizer, essas doses irão para o Programa Nacional de Imunização e serão distribuídas igualitariamente em todos os estados. Se isso não acontecer, o Estado paga esses R$ 76 milhões e essas doses virão para o Amazonas, e faremos a vacinação de acordo com as orientações do PNI, que é atendendo aqueles grupos prioritários”, destacou.

A aquisição das vacinas está em fase final de aprovação, dependendo da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mais doses – O governador recebeu, na manhã deste sábado (20/03), a nona remessa com 221.800 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Essa é a segunda maior remessa já recebida pelo Estado, que já contabiliza o recebimento de 1.034.620 doses. Desta vez, chegaram ao todo 180 mil doses da vacina AstraZeneca e 41.800 doses da CoronaVac.

Com essa nova remessa, será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos e iniciar a imunização de pessoas com abaixo de 60 anos com comorbidades. Com esse novo lote, o governador Wilson Lima também anunciou o início da vacinação de profissionais da segurança para o dia 28 de março.

Mobilização – A compra de 1 milhão de doses da Sputnik V é firmada pelo consórcio de estados brasileiros, após dias de negociação com laboratórios de outros países, entre eles a União Química Farmacêutica, representante brasileiro da vacina desenvolvida na Rússia.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia enviou, desde janeiro deste ano, nove ofícios a diferentes laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19, e à Embaixada da China no Brasil, consultando sobre a disponibilidade de imunizantes para a compra direta pelas unidades federativas.

Foram acionadas as seguintes instituições e laboratórios: União Química Farmacêutica e Russian Direct Investment Fund (com foco na aquisição da Sputnik V), AstraZeneca/Oxford, Pfizer, Sinovac/BioNtech, Sinopharma, Moderna Therapeutics e Conselho Curador do Instituto Butantan.

Foto: Diego Peres / Secom
Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Governo do Amazonas já entregou mais de 1,3 mil cartões do Auxílio Estadual para profissionais da Cultura, Esporte e Turismo

O Governo do Amazonas já entregou, até esta quinta-feira (29/07), 1.334 cartões do Auxílio…