Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 07 de outubro de 2022

Amazonas

No Careiro, Governador Wilson Lima beneficia associações de produção de orgânicos com equipamentos do kit agroecologia

Publicado

no

Para apoiar o desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, na sexta-feira (10/06), dois Kits Agroecologia no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). Os kits vão atender a Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e a Associação Comunitária e de Produção Rural Santo Antônio, que atuam em sistema de produção orgânica e sustentável na região, beneficiando mais de 30 produtores.

O governador do Estado, Wilson Lima, destacou a importância do município para o setor primário e seu fortalecimento econômico a partir da agricultura.

kits agroecologia careiro (3)

Governo do Amazonas incentiva produção de alimentos orgânicos no Careiro Castanho / Foto: Thais Silva e Tizziana Barbosa/Sepror

“Aqui no município a agricultura familiar é muito forte. As pessoas que atuam nessa cadeia produtiva elevam ainda mais o município como um grande produtor do estado. Por isso, é significativo investir no crédito rural para os agricultores familiares desta região”, destacou o governador.

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressaltou que o objetivo da ação foi fazer entregas para o setor primário, a fim de fortalecer a cadeia dos orgânicos no município.

“O município tem um potencial muito grande, devido a estar à margem da BR-319, a 115 quilômetros do mercado consumidor. Aqui, foram apoiadas associações de agricultores orgânicos, com equipamentos que vão ajudar nesse trabalho que é produzir alimento sustentável. Da mesma forma, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez investimentos em equipamentos para o Purupuru, que é a maior comunidade do Careiro Castanho, com investimentos para a matriz econômica local”, afirmou o gestor.

Cada Kit Agroecologia é composto por um motocultivador, uma carreta agrícola, uma roçadeira e uma motobomba, no valor total de R$ 62.500.

kits agroecologia careiro (2)

Governo do Amazonas incentiva produção de alimentos orgânicos no Careiro Castanho / Foto: Thais Silva e Tizziana Barbosa/Sepror

Para o presidente da Associação Comunitária Santo Antônio, Raimundo Rodrigues da Silva, o repasse dos implementos agrícolas vai ajudar ainda mais no crescimento da produção orgânica da associação.

“Quero muito agradecer ao governador, ao secretário Petrucio, por nos proporcionar o recebimento desses equipamentos, que vão melhorar e aumentar a nossa produção rural, pois nós necessitamos demais desses kits. Estou muito agradecido e alegre pela oportunidade de estar aqui recebendo todos esses equipamentos que serão importantíssimos para a nossa produção”, afirmou o presidente.

Kits Agroecologia

Ao todo, já foram distribuídos oito kits agroecologia para a Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis (AACSFA) de Rio Preto da Eva; Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea (Aprorcav); Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e Associação Comunitária e de Produtores Rurais de Santo Antônio, do Careiro Castanho; Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi); e Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (Apoam) de Manaus.

kits agroecologia careiro (1)

Governo do Amazonas incentiva produção de alimentos orgânicos no Careiro Castanho / Foto: Thais Silva e Tizziana Barbosa/Sepror

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Asfalta Manaus

MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade

O cuidado cada vez mais perto

O cuidado cada vez mais perto

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações