O capitão do Exército Paulo Nelson Loureiro, condenado por homicídio da tenente Roxana Bonessi, é considerado indigno para o oficialato. - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Polícia

O capitão do Exército Paulo Nelson Loureiro, condenado por homicídio da tenente Roxana Bonessi, é considerado indigno para o oficialato.

Publicado

no

Tenente Roxana Pereira Bonessi Cohen / Divulgação

O Superior Tribunal Militar declarou na terça-feira 15 de setembro de 2009 , por maioria de votos, que o capitão do Exército Paulo Nelson Loureiro, condenado por homicídio, é indigno para o oficialato. A decisão ocorreu na sessão de julgamento dessae deverá ter como consequência a perda do posto e patente do oficial, que servia em Manaus (AM).

A representação para declaração de indignidade ou incompatibilidade para com o oficialato está prevista no artigo 112 do Regimento Interno do STM. O procedimento é requerido pelo Procurador-Geral da Justiça Militar, junto ao Tribunal, contra oficial das Forças Armadas que tenha sido condenado, com trânsito em julgado, à pena privativa de liberdade superior a dois anos.

LEIA TAMBÉM  Criança de 6 anos diz que é abusada pelo namorado da mãe, "ele colocou o piu-piu na minha perequitinha".

Na preliminar apresentada ao Tribunal, os advogados do réu alegaram cerceamento de defesa, sob o argumento de que o acusado não teve ampla defesa no processo de representação. Nessa perspectiva, pedia um prazo para o arrolamento de testemunhas de defesa. Ao rejeitar a preliminar, o Tribunal entendeu que a solicitação não seria possível, tendo em vista que o que estava em julgamento não era o crime, mas se o ato praticado pelo capitão deveria resultar em perda do posto e patente.

Feminicídio da tenente Roxana Bonessi

O femincídio da tenente do Exército Brasileiro Roxa Bonessi ocorreu no dia 02 de dezembro de 2002, quando o capitão do Exército Brasileiro Paulo Nelson Loureiro matou, a golpe de faca, a 2ª tenente Roxana Cohen, na garagem da 12ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, na capital amazonense.

LEIA TAMBÉM  Polícia Militar detém homem após tentativa de homicídio, em Rio Preto da Eva

O ato foi feito em retaliação ao término do caso extraconjugal mantido entre o capitão e a tenente. Na sua versão, o condenado sustentou que a tenente havia se ferido ao cair acidentalmente sobre uma faca que ela mesma trazia nas mãos.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Após cometer o assassinato, o capitão pôs o corpo da oficial no porta-malas do carro e o deixou em um lixão, nas proximidades do Colégio Agrícola. Em seguida, o militar voltou à cena do crime e tentou apagar os indícios de seu ato.

Em 2003, o militar havia sido condenado a 15 anos de prisão, em primeira instância, pela Auditoria da 12ª Circunscrição Judiciária Militar, em Manaus. Dois anos depois, em 2005, o STM deu provimento a recurso do Ministério Público Militar e decidiu majorar a pena para 25 anos.

LEIA TAMBÉM  Vídeo +18 : Blindadas divulgam vídeo sentando em filhotes de gatos e esmagando-os!

Na ocasião, o Tribunal acatou a tese de homicídio qualificado apresentado pela acusação, ao alegar as seguintes razões: motivo torpe, uso de meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e caso em que o agente se prevalece da situação de serviço. Além disso, a pena foi aumentada pelo fato de o autor ter utilizado arma de serviço.

A decisão do Tribunal será agora remetida ao Exército e a defesa ainda poderá recorrer.

Tenente Roxana Pereira Bonessi Cohen / Divulgação

Tenente Roxana Pereira Bonessi Cohen / Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações