O maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável seleciona projetos para quinta edição em Manaus

156

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável chega a sua quinta edição em Manaus, no dias 26, 27 e 28 de julho. Interessados em fazer parte da mobilização podem inscrever, a partir de segunda-feira (6), projetos de cunho artístico, cultural, esportivo, educativo, social e ambiental para integrar a programação. O cadastro é gratuito e deve ser feito no site do Virada Sustentável, clicando aqui.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Virada Sustent√°vel √© realizada na capital amazonense pela Funda√ß√£o Amazonas Sustent√°vel (FAS), em parceria com um conselho criativo formado por mais de 40 organiza√ß√Ķes da sociedade civil. O objetivo do edital √© selecionar diferentes iniciativas que buscam valorizar a cultura e a sustentabilidade, permitindo que a comunidade construa a programa√ß√£o em conjunto com a organiza√ß√£o, de forma colaborativa e democr√°tica.

Podem se inscrever artistas, oficineiros, palestrantes, organiza√ß√Ķes, funda√ß√Ķes, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que desenvolvam projetos relacionados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU). Alguns exemplos s√£o igualdade de g√™nero, sa√ļde e bem-estar, consumo e produ√ß√£o respons√°veis, educa√ß√£o de qualidade, redu√ß√£o das desigualdades, cidades e comunidades sustent√°veis e erradica√ß√£o da pobreza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para a coordenadora da mobiliza√ß√£o, Paula Gabriel, a Virada Sustent√°vel √© a oportunidade de colocar em pr√°tica ideias para ajudar a construir uma cidade melhor. “Acreditamos que a sustentabilidade pode ser disseminada de maneira mais eficiente se a abordagem for din√Ęmica e inspiradora. Por isso, o festival re√ļne uma grande variedade de projetos e causas para os mais diferentes p√ļblicos, desde crian√ßas at√© idosos. Nesta edi√ß√£o, pretendemos alcan√ßar ainda mais iniciativas que deixem um impacto duradouro na cidade, de m√©dio e longo prazo”, afirma.

As inscri√ß√Ķes ficar√£o abertas at√© o dia 10 de junho. Para a sele√ß√£o das iniciativas, a organiza√ß√£o do festival levar√° em conta tr√™s quesitos principais: relev√Ęncia e atratividade do conte√ļdo para o p√ļblico, ader√™ncia √† proposta da Virada Sustent√°vel e capacidade de atendimento, pela organiza√ß√£o, das necessidades t√©cnicas dos projetos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

N√£o h√° limite de n√ļmero de inscri√ß√Ķes de atividades por parte dos proponentes. Ao final da sele√ß√£o, todos receber√£o via e-mail, indicado no ato da inscri√ß√£o, uma notifica√ß√£o sobre o seu resultado no edital.

Voluntariado
Quem deseja trabalhar como volunt√°rio auxiliando a realiza√ß√£o do festival poder√° se cadastrar a partir do dia 13 de maio. √Č necess√°rio preencher formul√°rio dispon√≠vel no site informando os locais de prefer√™ncia e o per√≠odo do dia dispon√≠vel para atuar durante a programa√ß√£o. Os selecionados ser√£o informados via e-mail e passar√£o por um treinamento.

A meta, segundo a coordenadora, √© alcan√ßar 800 inscritos. “Sempre temos uma grande mobiliza√ß√£o de pessoas que desejam se voluntariar. No ano passado, em menos de 24 horas recebemos mais de 300 inscri√ß√Ķes. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode participar. A proposta √© reunir um grupo de volunt√°rios bem diversificado, com pessoas de diferentes idades, assim como o p√ļblico que participa da Virada”, destaca.

O festival
No ano passado, a Virada Sustent√°vel Manaus ocupou 26 pontos da cidade promovendo atividades gratuitas como shows, rodas de conversa, oficinas para adultos e crian√ßas, apresenta√ß√Ķes de teatro e dan√ßa, aulas de ioga, exposi√ß√Ķes, trocas de livros, brincadeiras, jogos educativos, entre outras. Mais de 15 mil pessoas participaram das a√ß√Ķes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das novidades de 2019 √© que o festival, antes realizado ao longo do fim de semana, ter√° um dia a mais de programa√ß√£o. “Incorporamos a sexta-feira como um dia de conte√ļdo, ou seja, dedicado √†s atividades como semin√°rios, rodas de conversa, debates, cinedebates, entre outras”, antecipa Paula.

Ainda segundo a coordenadora, a expectativa √© promover mais de 200 atividades em todas as zonas da capital, incluindo novos bairros ao circuito. “A cada edi√ß√£o, queremos levar a Virada para novos lugares, especialmente para os bairros mais carentes, que necessitam de a√ß√Ķes deste g√™nero”, conclui.

Al√©m de Manaus, a Virada Sustent√°vel tem edi√ß√Ķes em S√£o Paulo, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Campinas.

*Com informa√ß√Ķes de assessoria

Coment√°rios