O mistério por trás de Momo, o Demônio do WhatsApp - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Internacional

O mistério por trás de Momo, o Demônio do WhatsApp

Publicado

no

Um suposto demônio que está assustando usuários do WhatsApp, viralizou nas redes sociais. A Momo, uma figura bizarra com olhos arregalados e boca excessivamente curvilínea, seria um perfil de um espírito maligno, que sabe dados da pessoa com quem entra em contato e fala vários idiomas. Porém, o que começou como uma brincadeira pode representar um perigo real: um golpe na web.

O mistério por trás de Momo, o Demônio do WhatsApp - Imagem: Divulgação

O mistério por trás de Momo, o Demônio do WhatsApp – Imagem: Divulgação

A brincadeira funciona da seguinte forma: você recebe uma ligação, através do WhatsApp, do número atribuído a Momo (+81 345102539) ou liga para ela, e a voz do outro lado da linha sabe dados, como o seu nome e o país onde você mora. O fato assustador se popularizou em todo o mundo e está em alta também no Brasil; nomes como a atriz Maysa Silva e o youtuber Felipe Neto já fizeram piadas sobre o caso.

LEIA TAMBÉM  Rapaz amputa metade do corpo após acidente com empilhadeira

O DDD +81 é originário do Japão e a figura da Momo é a foto da escultura “Mulher Pássaro”, que faz parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, em Tóquio. Além disso, internautas que entraram em contato com a Momo relataram que o número em questão faz ameaças, envia vírus, vídeos e fotos assustadoras, além de propor um desafio do tipo Baleia Azul. Esses fatos aumentaram os rumores de que a Momo, na verdade, pode ser um bot capaz de roubar dados do usuário.

Segundo Alex Brandão, desenvolvedor web da agência Top na Mídia, a lenda da Momo pode se tratar de um golpe de engenharia social para conseguir dados pessoais de usuários. “É preciso evitar abrir ou interagir com mensagens ou e-mails desconhecidos recebidos a partir do contato com o número da Momo”, aponta.

LEIA TAMBÉM  Cachorro de rua é flagrado comendo restos humanos de vítimas de Covid-19; Veja fotos

Já o consultor para negócios da Inquietos Marketing Digital Ronier Perdizio frisa que para não ter os dados roubados os usuários do WhatsApp devem manter suas informações privadas, além de evitar conversas com números desconhecidos. “Também não clique em links enviados pelo aplicativo sem saber se ele é confiável. Se tiver dúvida, melhor não clicar”, conclui.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

A corretora de imóveis Simone Ferreirah, de 43 anos, contou que a filha de 17 anos recebeu uma ligação da ‘Momo do Whatsapp’. “Foi na semana passada, eram cerca de 22h, e como minha filha ficou com muito medo. Eu atendi”, disse ela, que é moradora de São Paulo.

LEIA TAMBÉM  Homem luta com cobra maceta de 8 metros e sobrevive

“A ligação é chiada, não dá para ouvir nada. Eu logo comecei a xingar, perguntei se não tinha o que fazer”.

O número do prefixo 81, no entanto, retornou outras duas vezes. “Na última, uma voz meio rouca falou em português ‘eu sei onde você está’. Eu desliguei e bloqueei o número”, relatou Simone, que acrescentou não ter ficado com medo.

“Não é fantasma nenhum. Se der atenção aí sim vão puxar os seus dados, a pessoa acaba se autodelatando de nervoso. Não sei dizer se é um vírus para hackear usuários, mas está gerando pânico entre os adolescentes”, acrescentou Simone.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações