Home Notícias Internacional Obras do artista amazonense Rui Machado são expostas durante debates na COP26 em Glasgow

Obras do artista amazonense Rui Machado são expostas durante debates na COP26 em Glasgow

7 minutos tu lês tudo
98

Sob o lema “Unindo o mundo para enfrentar as mudanças climáticas”, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) — realizada em Glasgow – Escócia entre os dias 31 de outubro até hoje (12 de novembro de 2021) reuniu representantes de cerca de 200 governos com o objetivo de acelerar a ação climática para cumprir o Acordo de Paris.

O Acordo de Paris trata-se de um acordo firmado no âmbito da COP21, no dia 12 de dezembro de 2015, entre os líderes mundiais na cidade de Paris para frear as mudanças climáticas. Esse acordo histórico foi assinado por países signatários que se comprometeram a manter o aumento da temperatura média do planeta muito abaixo dos 2 ºC — em relação aos níveis pré-industriais — e a trabalhar para limitar esse aumento a 1,5 ºC. Agora, seis anos depois da aprovação do Acordo de Paris, a ação climática converteu-se em parte fundamental dos planos de recuperação após a pandemia de COVID-19. Uma recuperação verde que cria empregos sustentáveis e que trata dos desafios vinculados à saúde pública, das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade a fim de proteger o meio ambiente para as futuras gerações.

Obras de Rui Machado expostas na COP26

Durante os debates da discussão climática, as pinturas do artista amazonense Rui Machado foram expostas nos telões para o mundo inteiro. Procurado pelo portal para saber como as artes foram parar lá, Rui nos contou que tudo começou em novembro de 2020, quando ele havia sido procurado por uma moça chamada Fernanda Rennó, do Instituto Arapyaú, de São Paulo, que conheceu seu trabalho através do seu site. O artista contou ainda que a Fernanda disse buscar na arte não apenas ilustração, mas também informação e ter sido o seu trabalho um dos primeiros que lhe chamaram a atenção, pela riqueza de tudo que despertou nela, por quebrar estereótipos, por ser uma arte livre.

A partir de então, Rui disse que foi convidado para participar da “Uma Concertação pela Amazônia”, cujo instituto faz parte e o objetivo era promover o desenvolvimento da região de forma sustentável, também com um olhar sensível através da arte e cultura. Devido a pandemia, o artista disse que participou da reunião de forma virtual e que essa reunião do grupo acontecia mensalmente, para mostrar e falar um pouco da sua arte e toda essa paixão pela Amazônia.

Obras de Rui Machado expostas na COP26

Assim, depois disso, espontaneamente se criou uma parceria e a sua arte ilustrou alguns artigos da Revista Página 22. Também foram incluídas imagens do seu trabalho no Relatório de Atividades 2020 do Instituto Arapyaú.

Em setembro de 2021 surgiu o convite para ele participar de uma galeria virtual que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro no Global Landscapes Forum (GLF), a maior conferencia global sobre o Bioma Amazônia. Nesse evento Rui conta que participou com 10 obras.

Obras de Rui Machado expostas na COP26

Essaas exposições e networks recentes, fez também com que 5 obras sua fossem parar na COP26 em Glasgow – Escócia. No total, foram 5 obras que ilustraram a Agenda pelo desenvolvimento da Amazônia, um documento apresentado no evento durante a participação da “Uma Concertação pela Amazônia”, ajudando a aterrissar essa discussão com arte e inundando todo conteúdo de Amazônia, sendo muito importante para o mundo saber que no Brasil tem muito gente pensando diferente do exposto oficialmente.

Obras de Rui Machado expostas na COP26

 

A COP vem sendo realizada desde 1995 pela ONU é um marco crítico nos esforços para evitar uma catástrofe climática. Nessa COP26 se espera que os países tenham apresentado projetos de contribuições ambiciosas, com metas claras até 2030.

Para acessar todas as artes de Rui Machado, incluindo as suas composições musicais e diversos trabalho, acesse o site do artista https://ruimachado.com.br/

 

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Internacional

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

É fake news que a Espanha decretou o fim da pandemia!

O governo espanhol tem avaliado a possibilidade de tratar a Covid-19 como uma doença endêm…