Pacientes transferidas para o Rio de Janeiro realizam primeira consulta na FCecon após retorno a Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 03 de outubro de 2023

Amazonas

Pacientes transferidas para o Rio de Janeiro realizam primeira consulta na FCecon após retorno a Manaus

Publicado

no

Pacientes transferidas para o Rio de Janeiro realizam primeira consulta na FCecon após retorno a Manaus

Seis pacientes com câncer de mama que foram transferidas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), no último dia 23 de fevereiro, para passar por procedimentos cirúrgicos, realizaram nesta segunda-feira (08/03) a primeira consulta de pós-operatório na Fundação após retornarem à capital amazonense.

O grupo realizou os procedimentos entre os dias 25 e 26 de fevereiro, no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), uma das principais unidades de referência oncológica no Brasil. A ação foi resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas, Força Aérea Brasileira (FAB), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), FCecon, Governo Federal e Inca. Ao todo, foram transferidas 22 mulheres entre os dias 29 de janeiro e 23 de fevereiro.

Fotos : Lucas Silva/Secom

“É o último grupo que está retornando, todas muito bem. As cirurgias ocorreram sem nenhum problema, tudo certo. Conseguimos operar essas pacientes sem atraso no tratamento delas, que é o mais importante quando se fala em tratamento oncológico, em que o tempo é o fator determinante”, avalia a médica responsável pelo serviço de mastologia da FCecon, Hilka Espírito Santo.

No Inca, as pacientes passaram por cirurgias conservadoras e de mastectomia, que consiste na retirada total da mama. O tratamento, que teve início na FCecon, continuará sendo assistido pela equipe médica da Fundação nessa etapa pós-cirúrgica até a alta clínica. Segundo Hilka, a consulta realizada nesta segunda-feira tem como objetivo avaliar e orientar.

“Todo mundo que faz a cirurgia de mastectomia ou cirurgia conservadora, elas utilizam um dreno, a gente vai ver o funcionamento desse dreno, que é importante no pós-operatório, e dar as orientações daqui para frente de como elas devem proceder”, explica a especialista.

Paciente – Aos 37 anos de idade, Jordana Fernandes é a mais jovem do grupo transferido para o Rio de Janeiro. Ela revela que luta contra a doença há pouco menos de um ano, algo que surgiu como uma surpresa inesperada em sua vida. Com o tumor em estágio avançado, foram necessárias inúmeras sessões de quimioterapia antes da oportunidade de retirar as mamas na capital carioca surgir. Para ela, o processo simboliza um novo começo.

“Para a gente também foi uma oportunidade de sair do nosso estado para ir a um outro, para fazer a nossa cirurgia. É um recomeço, é uma vitória na verdade. Ainda não acabou a luta, mas a gente está caminhando para ela, para a cura desse mal”, celebra.

Fotos : Lucas Silva/Secom

Fotos : Lucas Silva/Secom

Fotos : Lucas Silva/Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Inscreva-se em nosso canal no Youtube! Clique aqui!

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Últimas Atualizações