Pai de 'O Menino Maluquinho', Ziraldo morre aos 91 anos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 24 de maio de 2024

Famosos, TV e Internet

Pai de ‘O Menino Maluquinho’, Ziraldo morre aos 91 anos

Publicado

no

Na tarde deste sábado (6/4) morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, pai de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”.  De acordo com a família de Ziraldo, ele morreu dormindo no apartamento que morava no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos de mídia a combater a ditadura militar no Brasil.

LEIA TAMBÉM  Morreu aos 92 anos o comediante Lúcio Mauro no RJ

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Ele era o mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Era leitor assíduo desde a infância, teve o primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No mesmo ano, entrou para o time das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Marido se separa de Rainha de bateria após desfile com seios de fora

Ele combatia a censura juntamente com, Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis, dentre outros colaboradores do jornal, sofriam com ela. Um dia depois do AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido em casa e levado para o Forte de Copacabana.

LEIA TAMBÉM  Mel Maia passa mal durante gravação e vai parar no hospital

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “FLICTS”. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças. Mas o maior sucesso de Ziraldo foi  “O Menino Maluquinho”, que foi lançado em 1980. E essa obra é considerada um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações