Home Notícias Manaus Pensando na acessibilidade, Prefeitura de Manaus instala piso acessível no Letreiro turístico instagramável da Ponta Negra

Pensando na acessibilidade, Prefeitura de Manaus instala piso acessível no Letreiro turístico instagramável da Ponta Negra

3 minutos o tempo de leitura
32

O piso acessível do inédito letreiro turístico oficial da Prefeitura de Manaus, instalado no complexo da Ponta Negra, zona Oeste, foi concluído e já pode receber visitantes e turistas. Sua instalação usou piso de bloco pré-fabricado de concreto, também chamado de paver. O material é mais resistente ao fluxo de pessoas e permite acessibilidade universal para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência (PcD).

Pensando na acessibilidade, Prefeitura de Manaus instala piso acessível no Letreiro turístico instagramável da Ponta Negra / Foto : Antônio Pereira / Semcom

No local foi construído um meio-fio de concreto e a base compactada de areia para o encaixe do piso intertravado, que, como o próprio nome diz, se “trava” entre si como um quebra-cabeça.

Entre as vantagens do revestimento, é que tem propriedades antiderrapantes, maior sustentabilidade, alta durabilidade e evita a impermeabilização do solo.

O letreiro turístico está instalado nas proximidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em uma área que tem como fundo a vista para o rio e a ponte jornalista Phelippe Daou.

Mais outros três letreiros serão instalados na cidade, reforçando o investimento da Prefeitura de Manaus na autoestima da população e no turismo. “Essas obras não custam nenhum recurso para os cofres da prefeitura, sendo decorrentes de medidas compensatórias”, disse o prefeito David Almeida.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o mobiliário passa a ser a assinatura oficial da capital e será replicado em outros pontos, como a praça da Matriz, Centro; no Educandos, zona Sul; e no futuro parque Encontro das Águas, na Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; e outros pontos.

Identidade

O letreiro turístico da Ponta Negra tem 10,50 metros de comprimento, 2,80 metros de altura, traz as letras da palavra “Manaus” e elementos vazados como corações e árvores. As árvores têm 4,50 metros de altura. Todo o corpo do mobiliário foi construído usando chapas metálicas, com estruturas em uma base de concreto para fixação segura.

Apesar de o material ser resistente e de alta durabilidade, a prefeitura orienta que a população não faça fotos montando no letreiro, evitando qualquer tipo de vandalismo ao mobiliário. Guardas municipais e a equipe da comissão do parque tem orientado usuários a não subir, escalar ou se pendurar nas letras e elementos.

Atração

A iluminação cênica vai proporcionar interatividade com o público, além de acompanhar as campanhas de saúde que usam as cores como referência.

Os recursos de medidas compensatórias são decorrentes de licenciamento urbano, previsto no Plano Diretor, e a prefeitura não tem custo na construção dos mobiliários.

Pensando na acessibilidade, Prefeitura de Manaus instala piso acessível no Letreiro turístico instagramável da Ponta Negra / Foto : Antônio Pereira / Semcom
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Espia Esse Aqui

Cantor de boi é encontrado inconsciente dentro de apartamento em Manaus

Na noite deste domingo 22/5 o cantor de toadas de boi Márcio Aguiar, o Márcio do Boi, foi …