Internacional
Pepe: Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Publicado
6 horas atrásem
Por
Jussara Melo
Nesta terça-feira (13/5), morreu aos 89 anos, José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, a informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, considerado um dos herdeiros de Mujica. Pepe Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Yamandú Orsi.
Em abril de 2024, Mujica anunciou que estava com um tumor no estômago, com o órgão “muito comprometido”. O presidente também afirmou que o quadro de saúde dele era “duplamente complexo”, pois sofria de uma doença auto imune há mais de 20 anos que já havia afetado os rins.

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Imagem: Divulgação
Saiba quem é Pepe Mujica
José Alberto Mujica Cordano, ou Pepe Mujica, nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Nos anos 1960, tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. O grupo se notabilizou, antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973, por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.
Durante sua atuação na clandestinidade, Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com forças policiais. Escapou duas vezes da prisão até ser recapturado definitivamente, em 1972. O período que ele esteve na prisão ao longo da ditadura foi marcado por torturas e condições precárias, sendo mantido por longos períodos na solitária.
Ele era um dos presos considerados “sequestrados” pelo regime, e seria executado sumariamente caso os Tupamaros retomassem as atividades de guerrilha. Ao todo, passou 14 anos de sua vida atrás das grades.
Em 1985, Mujica foi libertado após a promulgação de um decreto de anistia. Entrou para a política institucional, ajudou a fundar o partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP) e foi eleito deputado em 1994.
Cinco anos depois, chegou ao Senado e, em 2005, com a chegada à Presidência de seu correligionário Tabaré Vázquez (1940–2020), foi nomeado ministro da Agricultura.
Presidência
Mujica foi eleito sucessor de Vázquez e assumiu a Presidência em 2010, governando até 2015. Em sua gestão, o gasto social saltou de 60,9% para 75,5% do total do gasto público.
De acordo com a visão política de Pepe, o salário mínimo teve um aumento de 250%. Em 2012, ele propôs a legalização do consumo e da venda da maconha, que acabou se concretizando no país.
Ao lado da mulher, Lucía Topolansky, Mujica chamou atenção como um chefe de Estado de vida simples: morava em um sítio nos arredores da capital e dirigia diariamente seu próprio Fusca, ano 1987, até a sede do Executivo, na Praça Independência.
Após deixar a Presidência, voltou ao Senado, cargo que ocupou até 2020, quando renunciou por motivos de saúde, em meio à pandemia de Covid-19.
Mujica passou os últimos anos de sua vida cuidando de sua horta. Acredita-se que doava 90% do salário como ex-presidente para projetos de combate à pobreza.
Durante a maior parte da vida, declarou-se ateu. Em uma entrevista de 2012, sintetizou sua crença: “Não tenho religião, mas sou quase panteísta: admiro a natureza”.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
