Perfis de fofoca destacam teoria da conspiração da cidade de Ratanabá - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Lendas Urbanas

Perfis de fofoca destacam teoria da conspiração da cidade de Ratanabá

Publicado

no

Teorias da conspiração têm se tornado pertinente nas redes sociais em tempo de eleição. Perfis e páginas de fofoca em plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e TikTok postam assuntos um tanto duvidosos, e passam de matérias de celebridades para notícias de cunho político, e claro, muitas vezes envolvendo Fake News e “teorias da conspiração”. É um verdadeiro “vale-tudo” para engajamento na web.

teoria da conspiracao

Imagem: Divulgação

Foi o que aconteceu na ultima sexta-feira (10/6) em alguns perfis de fofoca no Instagram e no Twitter, como o “Subcelebrities”, que tem 4 milhões de seguidores, e o “Choquei”, com mais de 17 milhões no Instagram e mais 1,4 milhão no Twitter. Ambas publicaram nesta sexta-feira (10), reportagens envolvendo uma suposta civilização perdida que teria sido encontrada “soterrada” na Amazônia por “cientistas”: Ratanabá.

As lambanças envolvendo essa cidade escondida em meio à Floresta Amazônica começou a ganhar destaque no dia 1 de junho, depois da publicação de uma reportagem no site Dakila Pesquisas. De acordo com a publicação, pesquisadores “sobrevoaram na manhã de terça (31/05) e quarta-feira (01/06) a floresta amazônica a fim de mapear as áreas onde se encontra Ratanabá”.

LEIA TAMBÉM  Conheça a Lenda da Mãe de Pantanha : A linda mulher que desafia os viajantes com uma proposta audaciosa!

Mas afinal, o que existe de verdadeiro envolvendo essa tal “cidade perdida” escondida na floresta? Provavelmente, nada. Segundo a Dakila Pesquisas, “a cidade perdida de Ratanabá encontra [sic] soterrada na Amazônia brasileira, com algumas ramificações por toda a América do Sul”. Segundo o site, Ratanabá foi a “capital do mundo há mais de 450 milhões de anos”.

“Trata-se de um verdadeiro império que foi submerso pela lama e tomado pela floresta. Foi fundado pelos Muril, primeira civilização da Terra, e possui monumentos bem preservados, alguns em formato piramidal, além de galerias subterrâneas ligando a outros países”, afirma Urandir Fernandes de Oliveira, presidente da Dakila Pesquisas.

Isso tudo, no entanto, não passa de teoria da conspiração sem nenhum fundamento teórico. Não existe nenhuma comprovação científica de que o povo Muril realmente tenha existido. Os teóricos da conspiração, como Urandir, acreditam que os Muril sejam um povo alienígena, que povoaram a Terra num passado remoto e construíram edificações subterrâneas ao redor do planeta.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Além disso, os dados oferecidos por Urandir não batem com os números mais aceitos pela comunidade científica mundial. A ciência diz que há cerca de 200 milhões de anos, a Terra era dominada pelos dinossauros, extintos a 65 milhões de anos. Assim, os primeiros hominídeos começaram a andar pelo planeta a “apenas” 2,4 e 1,5 milhões de anos. Não existe nenhum resquício de qualquer civilização anterior a isso.

LEIA TAMBÉM  Lenda Urbana com Inteligência Artificial : A Lenda da Moça do Táxi

Famoso Urandir, mas quem é esse caboco ?

Urandir Fernandes de Oliveira não tem de muito prestígio na comunidade científica. Em 2010, ele ganhou fama após aparecer em alguns canais de televisão, como Band e Record, ao afirmar ter tido um encontro com um suposto extraterrestre. Na época, Danilo Gentili, então repórter do CQC (Custe o Que Custar), da Band, visitou o tal local da aparição.

O humorista foi até a cidade de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, e se embrenhou na mata para encontrar o alienígena. Foi na ocasião que o Brasil foi apresentado ao ET Bilú, um suposto alien que virou motivo de piada nas redes sociais. Sem se mostrar de maneira clara, o extraterrestre disse que os humanos são “descendentes” dos alienígenas.

LEIA TAMBÉM  Lenda Urbana - O Diabo na Mansão do Forró

No ano seguinte, a Record TV também fez uma reportagem com o suposto ET de Urandir. Durante toda a gravação da reportagem, não foi permitido que qualquer tipo de iluminação fosse ligada. Mesmo assim, as câmeras flagraram uma figura que mais parecia um homem vestido com uma máscara. Na reportagem, o ET Bilú aproveitou para mandar um “recado” aos humanos: “Busquem conhecimento”.

 

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações