Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 24 de setembro de 2022

Sustentabilidade

Pesquisador amazonense vai participar do maior prêmio na área da energia e sustentabilidade o ‘Eni Award’ 2022.

Publicado

no

O jovem pesquisador Flávio Freitas indicado ao Eni Awards 2022 pelo trabalho “Catalisadores a partir de fontes renováveis”. Fotos: Divulgação

O pesquisador do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) Flávio Freitas, 37 anos, foi convidado a participar do Eni Award 2022. O prêmio é considerado o Nobel na área da energia e sustentabilidade e acontecerá no Palácio Quirinale em Roma, na Itália no segundo semestre de 2022. As informações são do Portal marcos Santos.

O pesquisador amazonense foi indicado pelo trabalho “Catalisadores a partir de fontes renováveis”. De acordo com o pesquisador, o convite é resultado do trabalho inovador. “Fui indicado pelos trabalhos publicados em revistas internacionais sobre a obtenção de catalisadores a partir de fontes renováveis como casca de tucumã, semente de cupuaçu, pedra da pescada para obtenção de biodiesel”, detalhou Flávio Freitas.

O cientista explica que sua pesquisa trata da produção de biodiesel. “É um biocombustível biodegradável, atóxico, livre de enxofre e aromáticos, com um ponto de ebulição superior ao do diesel, e que pode ser obtido a partir de fontes renováveis como óleos, gordura bovina, borras ácidas, manteigas etc…”, detalhou.

Dedicação à ciência

Cientista e pesquisador dedicado, Flávio Freitas tem na ciência a fonte para um mundo melhor. Pesquisador do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Flávio recebeu com entusiasmo o convite para o Eni Awards.

“Ser convidado para participar desse prêmio de tamanha expressão é uma honra para um jovem pesquisador brasileiro, pois existem milhares de pesquisas pelo mundo – sendo muitas em universidades renomadas – que buscam contribuir com a obtenção de energia sustentável”, comentou.

Menos poluentes, os catalisadores são um grande alternativa de biodiesel. “Usamos catalisadores heterogêneos obtidos a partir de resíduos abundantes na nossa região como cascas de tucumã, sementes de cupuaçu, pedra da pescada, lodo de estações de tratamento de água. Outra vantagem é que são de fácil manuseio e não causam corrosão nos equipamentos, tais como os catalisadores normalmente utilizados”, finalizou.

Sobre o Eni Awards

O Prêmio Eni é um prêmio concedido pela empresa italiana de petróleo e gás Eni com o objetivo de incentivar o melhor uso das fontes de energia e o aumento da pesquisa ambiental. As rígidas diretrizes de premiação e os nomes notáveis ​​no comitê de seleção (incluindo os ganhadores do Nobel) fazem do Eni um prêmio cobiçado. A lista de vencedores do prêmio Eni inclui ganhadores do Nobel como Harold W. Kroto e Alan Heeger.

 

 

 

Com informações:  Portal Marcos Santos

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo

Asfalta Manaus

MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade

O cuidado cada vez mais perto

O cuidado cada vez mais perto

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações