Por que falar sobre siririca ainda é visto como um tabu pra sociedade? - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Curiosidades

Por que falar sobre siririca ainda é visto como um tabu pra sociedade?

Publicado

no

Um dos assuntos que tem gerado enorme discussão atualmente é sobre masturbação feminina. O assunto começou a ficar em evidência claro devido a dona Rede Globo. É porque na novela “Um lugar ao Sol”, da TV Globo, a personagem chamada Rebeca (interpretada pela atriz Andréa Beltrão) volta e meia toca uma siririca. Pois é. Desde sempre nos habituamos a saber que um menino ou homem fazer o famoso 5 contra 1 é visto como algo “normal”, mas a mulher, ao se tocar gera um debate enorme e cria um racha na sociedade.

A novela “Um Lugar ao Sol” e em especial a personagem Rebeca avançou algumas casas no assunto sexualidade feminina ao fazer uma cena em que aparece se masturbando. A descoberta do próprio prazer pela personagem, na ficção, trouxe o debate para a vida real. Nas redes sociais, a novela recebeu críticas. Andréa foi ao Fantástico, no último domingo (19) para explicar a importância de a mulher se sentir livre com sua própria sexualidade. “Quem é que não se masturba?”, perguntou, retoricamente, na reportagem. E, afinal, por que falar sobre masturbação feminina incomoda?

Por que falar sobre Masturbação Feminina ainda é visto como um tabu pra sociedade?

Cena de masturbação em “Um Lugar ao Sol” e o prazer feminino

LEIA TAMBÉM  As rodadas grátis valem a pena ou o dinheiro do bónus é melhor?

Na cena, a personagem Rebeca escolhe um livro e, enquanto o marido está tomando banho, decide tocar a região genital e se masturbar. Para a psicoterapeuta de casal Solange D. Santana Affonso, o bafafá que procedeu esse trecho da novela tem a ver com a forma com que homens e mulheres foram criados a respeito da sexualidade e do prazer. “Por vivermos no patriarcado, há a ideia de que mulher não pode sentir prazer, principalmente sozinha.”

Investigar o próprio corpo, percebendo as áreas mais sensíveis ao toque para despertar o prazer, faz parte das recomendações de sexólogas e terapeutas para mulheres que ainda se sentem pressionadas a só terem satisfação sexual com alguém fazendo companhia.

LEIA TAMBÉM  Homem foi preso por se apaixonar pela sogra. Entenda!

“A micropolítica dominante quer que a mulher não faça nada sem o parceiro. Mas tenho visto no consultório mulheres com mais de 50 anos que estão descobrindo a emoção que é se masturbar.”

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Para ter essa dose de prazer sozinha, é preciso fazer um exercício de exploração do próprio corpo e deixar de lado crenças que definem isso como “safadeza” ou “vergonhoso”, aponta a especialista. Ainda mais entre aquelas que estão em relacionamentos longos ou passaram dos 50.

“Vejo a dificuldade que algumas têm de se olhar no espelho, ver a vulva, os grandes lábios, sentir onde é o clitóris. Isso porque fomos educadas a não viver isso. E quando é mais velha, e tem a menopausa, o tabu fica maior: parece que a mulher ‘morreu’. Mas, não, é só uma fase e se houver mais estímulo, o desejo pode vir.”

Masturbação não é “concorrência”

Para além de ser muito gostoso tentar praticar a masturbação a dois, o fato de uma pessoa se tocar para se estimular sexualmente também pode ser uma forma de o sexo entre o casal ficar ainda mais excitante. Ou seja, quando a companheira se masturba, o homem não está “perdendo” nada.

LEIA TAMBÉM  Quando o médico olha nos olhos azuis desse bebê, ele descobre uma terrível verdade!

“Homens acreditam em um pensamento distorcido de que a mulher, em casa, precisa ser pudica. E que se ela está mostrando desejo é porque está saindo com alguém, porque ela mudou. É preciso desconstruir essa ideia”, analisa Solange.

Sexo e conversa: por que os dois ‘dão match’

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Saber técnicas de masturbação, passar a incluir brinquedos eróticos na transa não pode ser um tabgu entre o casal, para que se tenha uma relação saudável. Solange recomenda conversa, antes mesmo de tirar a roupa.

“É um trabalho de formiga, porque os homens acham que podem e sabem tudo e as mulheres, nada. Quando eles desconstruírem essa imagem, vão ver que é um processo. E, para isso, é muito bom procurar um terapeuta sexual ou fazer terapia de casal.”

personagem Rebeca, na novela “Um Lugar ao Sol”, da TV Globo,

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações