Porquê investir na Zona Franca de Manaus ainda é a melhor forma de retorno do capital - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 14 de Abril de 2024

Justiça e Direito

Porquê investir na Zona Franca de Manaus ainda é a melhor forma de retorno do capital

Publicado

no

Ana Maria Oliveira de Souza¹
João Augusto Cordeiro Ramos²

O retorno sobre investimento ou return of investment (ROI) é um dos indicadores de grande confiabilidade na análise de retornos financeiros, pois irá demonstrar a taxa de retorno ou ganho do investimento realizado. Este indicador é muito utilizado pela ciência econômica na análise de diversos projetos de viabilidade econômica, e no caso daqueles que se voltam para a implantação na Zona Franca de Manaus, uma vez que que o ROI é capaz de fornecer parâmetros para objetivos e resultados a serem atingidos; proporciona análise sobre retornos e lucros, dentre outras variáveis de análise econômica.

No cálculo do ROI há uma razão entre ganho e investimento que é analisada, e será na variável de ganho que a Zona Franca de Manaus apresenta vantagem comparativa tributária.

LEIA TAMBÉM  “Cisne Verde”: A Amazônia Brasileira e a Zona Franca de Manaus

No segmento da indústria o investidor poderá usufruir, no ambiente da competência da União, da suspensão e isenção dos impostos sobre produtos industrializados (IPI), suspensão e redução do imposto de importação (II), alíquotas zero do PIS/COFINS, para aquisição de insumos voltados ao processo produtivo. No ambiente da competência do Estado, haverá crédito estímulo, diferimento, redução da base de cálculo, isenções e crédito estímulo por regionalização do ICMS.

Poderão ainda, adentrar os ganhos que irão calcular o ROI, aqueles incentivos fiscais próprios para a aquisição de mercadorias nacionais, o denominado internamento, ou seja, isenção do IPI vinculado a operações nacionais, além da alíquota zero, se o investidor for optante do regime tributário de lucro presumido.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Nos demais segmentos, dentre eles o comércio e serviço, embora não realizem procedimentos de industrialização, reforça-se que o investidor poderá obter ganhos fiscais sobre a isenção do IPI vinculado a mercadoria nacional, isenção do II e IPI vinculado a mercadoria estrangeira e o incremento da alíquota zero para PIS e COFINS (ganhos fiscais não previstos no DL 288/67, mas adquiridos pós CF/88), além do crédito presumido do ICMS nas alíquotas interestaduais.

LEIA TAMBÉM  Reforma tributária os impactos nas Áreas de Livre Comércio a na Zona Franca de Manaus – a necessária união política na Amazônia

Dessa forma, observado um conjunto de combinações tributárias que o investidor poderá fazer para otimizar seus ganhos, que associados a expertise de verticalização de alguns segmentos na ZFM, como duas rodas, eletroeletrônicos e bens de informática, pode-se inferir que o ambiente de negócios pós pandemia do Covid-19 é auspicioso para mensuração do ROI de muitos novos segmentos, dentre eles, o segmentos de saúde, segurança e bionegócios, com amplo incremento de tecnologia, na denominada Indústria 4.0.

por : Ana Maria Oliveira de Souza¹, MSc e João Augusto Cordeiro Ramos², esp. – Imagem: Divulgação

¹- Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional, Especialização em Direito Público e Comércio Exterior. Graduação em Ciências Econômicas e Direito. É professora de Direito Tributário da ULBRA, com atuação na área de estudos tributários e econômicos de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio. E-mail: amodesouza@gmail.com.
²- Possui Especialização em Direito Público, atualmente exerce a função de assessor parlamentar, é advogado militante. E-mail: ramosjoao.adv@gmail.com

LEIA TAMBÉM  Porquê do crédito do IPI na ZFM é tão importante para baratear o preço ao consumidor final

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações