Home Notícias Manaus Prefeito David Almeida age para que o reajuste de 42,41% no serviço de água e esgoto não impacte o orçamento da população

Prefeito David Almeida age para que o reajuste de 42,41% no serviço de água e esgoto não impacte o orçamento da população

3 minutos tu consegue ler tudo sem se agoniar
34
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom

Após tomar conhecimento do novo pedido de reajuste que a concessionária Águas de Manaus deverá aplicar sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o prefeito de Manaus, David Almeida, determinou à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) que aponte alternativas para que os usuários, sobretudo a população de baixa renda, não sejam impactados com o aumento.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, declarou que o prefeito David Almeida tem se mostrado bastante preocupado com o reajuste sugerido pela empresa, mas compreende a necessidade de ser mantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão; e, diante do impasse, o prefeito solicitou à Ageman, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Casa Civil que busquem um índice justo a ser aplicado de forma escalonada, de modo que o orçamento das famílias, não fique comprometido, principalmente diante da continuidade do cenário de pandemia da Covid-19.

Fábio explicou que os 42,41% são referentes à soma dos dois reajustes pleiteados pela empresa para os anos de 2020 e 2021. O primeiro de 24,52% ainda está suspenso por decisão judicial e o segundo de 17,89% foi encaminhado pela Águas de Manaus nesta segunda-feira, 29/11, à Ageman com cópia para o prefeito.

“Por determinação do prefeito David Almeida estamos trabalhando para que o usuário não seja fortemente impactado pelos reajustes. Desde o começo de sua gestão, ele vem adotando várias providências em defesa dos usuários, uma delas é a proibição da concessionária de suspender o fornecimento de água por inadimplência para as famílias inscritas na Tarifa Social e ordenou inclusive que a empresa amplie para 100 mil o número de famílias beneficiadas com o desconto de 50% na conta de água, com a criação da Tarifa Manauara, o que deverá ocorrer até o fim do ano”, ressaltou Fábio.

Atualmente, a cidade de Manaus possui um índice de 98% de cobertura no serviço de abastecimento de água tratada e de 22% de cobertura de esgoto.

Auditoria

A Prefeitura de Manaus determinou a contratação de uma auditoria externa independente para analisar o cumprimento das metas e investimentos de 2020 da concessionária e designou à Ageman o recebimento e análise desta auditoria em curso, conforme o contrato de concessão, para sua manifestação em torno das exigências legais do novo marco do saneamento básico, o qual determina que até 2033 as concessionárias devem levar água potável a 99% da população e coleta de esgoto a 90%.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Prefeitura entrega benefícios eventuais às famílias prejudicadas pelas chuvas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e C…