Home Notícias Política Prefeito de Manaus fica putaço com Bolsonaro e Guedes após golpe contra Zona Franca de Manaus. Veja como reagiram os parlamentares amazonenses.

Prefeito de Manaus fica putaço com Bolsonaro e Guedes após golpe contra Zona Franca de Manaus. Veja como reagiram os parlamentares amazonenses.

4 minutos o tempo de leitura
1,195

Na noite desta sexta-feira (25), que antecede a semana de Carnaval no Brasil, o presidente Bolsonaro resolveu publicar uma edição extra do Diário Oficial da União estabelecendo basicamente o fim da Zona Franca de Manaus.  O motivo foi que a pedido do Ministro da Economia Paulo Guedes, o Presidente decretou a redução o  Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) em 25% prejudicando Estados, Municípios e a Zona Franca de Manaus. O ex-prefeito de Manaus e deputado estadual Serafim Corrêa cantou a pedra da jogada “Para amortecer a repercussão publicaram às 18:00, em edição extra do DOU, na sexta feira antes do carnaval. São ou não uns verdadeiros canalhas?”.

Um dos primeiros a emitir nota de repúdio foi o Prefeito de Manaus David Almeida. Abaixo, como os parlamentares amazonenses que atuam no Congresso Federal receberam a notícia.

Prefeito de Manaus fica putaço com Bolsonaro e Guedes após golpe contra Zona Franca de Manaus
Prefeito de Manaus fica putaço com Bolsonaro e Guedes após golpe contra Zona Franca de Manaus

Abaixo a nota do Prefeito David Almeida.

NOTA DE REPÚDIO

Com indignação. É assim que recebo o Decreto nº 10.979 publicado na edição de 25 de fevereiro de 2022 do Diário Oficial da União que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Todas as medidas de incentivo à industrialização no Brasil são muito bem-vindas. Contudo, a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes retira totalmente a competitividade da ZFM, abrindo caminho para que empresas deixem o nosso Polo Industrial. Os produtos, aqui fabricados, passarão a ser importados de outros países.

Isso significa ameaça real para mais de 100 mil empregos e menos receita para investimentos em saúde, educação, tecnologia e infraestrutura em benefício do nosso povo.
É inaceitável uma decisão como essa três dias antes do aniversário de 55 anos da Suframa.

Após tanto diálogo e anúncios do governo federal de que a Zona Franca de Manaus não seria prejudicada, o decreto do ministro Paulo Guedes é um punhal nas costas de todos os amazonenses.
Faz-se necessário nesse momento a união de toda a nossa classe política, empresarial e sociedade civil organizada.

A decisão é reversível, basta vontade política do governo federal.

Nosso povo, mais do que nunca, precisa que todos os esforços sejam feitos para que os mais de 100 mil postos de trabalhos do Distrito Industrial não deixem de existir com uma canetada.

Ciente disso, não medirei esforços para a manutenção das vantagens comparativas garantidas na Constituição podendo, se for necessário, levar o tema ao Supremo Tribunal Federal.

O Governador Wilson Lima também prestou nota de repúdio. Segue a nota do Governador Wilson

Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus.

Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida , de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado.

Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal.

Demais parlamentares

Senador Eduardo Braga

Senador Omar Aziz

Senador Bolsonarista Plínio Valério

 

Deputado Federal Marcelo Ramos


Deputado Federal Zé Ricardo

Deputado Federal Sidney Leite

Deputados Federais Bosco Saraiva, Átila Lins, Silas Câmara, Capitão Alberto Neto e Delegado Pablo parece que comeram abiu.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Lula lança vídeo relembrando quando o pobre comprava carne pra churrasco todo fim de semana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou neste domingo (15), um filme no qual…