Prefeitura amplia coleta domiciliar com caminhões de porte menor, para atender becos e vielas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024

Manaus

Prefeitura amplia coleta domiciliar com caminhões de porte menor, para atender becos e vielas

Publicado

no

Foto: Ingrid Anne / Semcom

A Prefeitura de Manaus está reforçando o serviço de coleta domiciliar com mais quatro coletores reduzidos, que são capazes de entrar em ruas estreitas e becos, onde os caminhões normais não conseguem acessar. Com isso, a limpeza pública se expande e oferece mais uma solução a um dos desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que é a presença de inúmeros becos e vielas entrecortando os bairros.

“A limpeza pública é uma prioridade da nossa gestão, porque isso significa saúde para a população, ainda mais em tempo de pandemia. Tenho muito orgulho das equipes de limpeza, porque não medem esforços para deixar a cidade cada vez mais limpa. E essa iniciativa de realizar a coleta domiciliar com caminhões coletores menores é a prova disso, contemplando cada cidadão, mesmo nos locais de difícil acesso”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Com dimensões reduzidas, os caminhões são mais leves e ágeis, com maior capacidade de manobra e acesso. Eles se juntam a outras soluções que a prefeitura vinha adotando nos últimos anos, para levar os serviços aos becos e ruas estreitas, locais que antes não contavam com a passagem do compactador da coleta.

LEIA TAMBÉM  Governo do AM convoca 15 novos nomeados no Concurso Detran-AM para comparecer na Junta Médico-Pericial dia 13/02

“Estamos atacando esse problema desde o começo da gestão do prefeito Arthur Neto, que enfrentou o desafio de atender a população como um todo. Já implantamos a puxação, lixeiras comunitárias e trabalhamos a conscientização nesses locais de forma frequente. Os novos caminhões reduzidos chegam para reforçar o trabalho”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Historicamente, segundo o secretário, realizar serviços de limpeza em regiões de becos sempre foi difícil e custoso. Manaus possui mais de 1.200 becos e outras dezenas de ruas estreitas. “Adotar essa pequena frota de caminhões reduzidos vai diminuir o tempo da coleta, aumentar o raio de alcance do serviço, melhorar a qualidade de vida da população e minimizar gastos com a limpeza pública”, comentou Paulo Farias.

População aprova

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Para os moradores do bairro Nova Vitória, zona Leste da cidade, esse serviço já está agradando. A estimativa é de que, nesse local, apenas um caminhão reduzido de coleta consiga atender mais de 2.000 famílias com coleta porta a porta, diariamente.

LEIA TAMBÉM  Família tranquiliza sobre cachorrinha que prendeu a pata na escada rolante no Shopping

Joaquim Júnior, que mora no bairro há 32 anos, conta que os residentes sempre tiveram que subir ladeiras para levar seu lixo até as ruas principais, por onde a coleta regular passa. “São umas quatro ruas e ladeiras. Os moradores tinham de carregar o lixo até lá. Esses caminhões vão ajudar muito. Agradeço imensamente ao prefeito por olhar por nós, da zona Leste”, disse.

O aposentado Antônio da Costa Teixeira, morador da rua Jucá (antiga rua Raul Seixas), comemorou a chegada da coleta domiciliar no local. “Nunca vieram buscar nosso lixo na porta. Para mim, que já tenho certa idade e dificuldade de andar, é um presente receber essa equipe”, disse o morador.

Daiane Ferreira mora há nove anos na rua Elvis Presley e acompanhou a coleta com entusiasmo, antes de sair para o trabalho. “Sabemos que as ruas são estreitas e as ladeiras são acentuadas, o que impede os caminhões de passar. É muito bom saber que alguém pensa em nós aqui e planeja soluções como essa. Com certeza é um serviço que vai realmente melhorar nossas vidas”, apontou.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da ‘Semana Saúde na Escola’

Após coletar os resíduos nas portas, os coletores reduzidos fazem o transbordo para os compactadores normais da coleta domiciliar do bairro, unificando os resíduos da rota antes da remoção para o Aterro Municipal. Isso faz com que o caminhão de porte menor volte a trabalhar mais rapidamente e mantém o tráfego normal das rotas à disposição final.

Becos

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Para atender às necessidades dos becos, a Prefeitura de Manaus já atua com o sistema de puxação, em que os garis da coleta entram nas vias e coletam os resíduos nas portas, puxando-os para o coletor. “Foi uma alternativa e tem dado muito certo. A determinação do prefeito Arthur Neto é sempre de melhorar o serviço e aproximá-lo da população, enfrentando os obstáculos e resolvendo os problemas. Essas pequenas adequações e ajustes ajudam muito a quem precisa”, ressaltou Paulo Farias.

Constantemente, a coleta domiciliar vem passando por melhorias. Nos últimos dois anos, toda a frota da Prefeitura de Manaus foi renovada e, hoje, conta com carros novos, atualizados tecnologicamente, oferecendo melhores condições para os servidores e tornando a coleta mais eficiente.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações