Prefeitura de Manaus bate recorde de metros quadrados licenciados em habite-se - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 21 de Abril de 2024

Manaus

Prefeitura de Manaus bate recorde de metros quadrados licenciados em habite-se

Publicado

no

Com mais 60 mil metros quadrados licenciados em janeiro deste ano, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chegou à marca de 3 milhões de metros quadrados de Habite-se regularizados na capital amazonense em toda a gestão do prefeito David Almeida. São exatos 3.023.007,45 metros quadrados.

No mês passado, o Implurb fez o licenciamento de mais 60 mil metros quadrados, batendo a marca de 3 milhões, somada desde janeiro de 2021 até janeiro de 2024. Na gestão, já foram emitidas 2.162 certidões de Habite-se no mesmo período. Em janeiro de 2024, foram mais 65 documentos emitidos.

No acumulado de 2023, o Implurb somou 832.033,70 metros quadrados em Habite-se. O mês com maior volume de certidões foi janeiro, com 107, e o com maior metragem foi setembro, com 132.650,77 metros quadrados licenciados e regularizados.

LEIA TAMBÉM  Prefeito David Almeida anuncia 16 grandes obras na cidade de Manaus

O Habite-se é o último laudo expedido pela Prefeitura de Manaus para qualquer construção nova que autoriza o seu uso e a ocupação. Regularização e Habite-se é utilizado para obras já construídas sem licença e aprovação, mas que podem ser regularizadas posteriormente, dentro dos mesmos critérios e parâmetros estabelecidos pelo Plano Diretor de Manaus.

“Buscamos atender a meta da gestão de estarmos entre as melhores cidades para se fazer negócios no Brasil, e na construção civil e mercado imobiliário, segundo ranking nacional, estamos na nona colocação. E também buscamos a melhoria da qualidade de vida da população, o que se reflete em construções regularizadas e que atendam a segurança de moradores, donos e empreendedores”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Código de Obras

O documento legal da certidão de Habite-se consta no artigo 33, da Lei 673/02, referente ao Código de Obras do Município, uma das leis do Plano Diretor de Manaus. O documento atesta que o imóvel foi construído de acordo com o projeto aprovado e licenciado, seguindo-se as exigências estabelecidas pela legislação urbana em vigor.

LEIA TAMBÉM  Biblioteca do Tribunal de Contas do Amazonas é considerada a melhor biblioteca pública do Brasil

Com o Habite-se, o proprietário tem a garantia de que a construção seg

Imagem: Divulgação

uiu corretamente o que estava previsto no projeto aprovado e licenciado, respeitando os parâmetros legais da legislação e normas técnicas, atendendo a aspectos relacionados ao meio ambiente, prevenção de combate a incêndio, esgotamento sanitário, segurança, ocupação do lote, área construída, integridade física e estrutural, entre outros itens.

LEIA TAMBÉM  Denuncia : Bebês estão sendo congelados como se fossem alimentos em uma maternidade de Manaus

O documento é essencial para a regularização do bem edificado e registro junto ao cartório de imóveis. Ele é exigido por bancos e instituições financeiras, para quem busca financiamento do seu imóvel.

Segundo especialistas do setor, um imóvel sem o Habite-se pode desvalorizar no mercado em até 30%. A lista com os documentos necessários para dar entrada em projetos e licenças junto ao Implurb pode ser acessada no site do órgão.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações