Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e da Fundação Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta terça-feira, 29/8, a certificação de 58 comunitários do bairro Betânia, zona Sul, que participaram da capacitação “Cuidador Comunitário”, para a formação de cuidadores de idosos.
Iniciada na primeira semana de agosto, a capacitação buscou atingir, de forma especial, familiares de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Betânia, o que, de acordo com a coordenadora do equipamento, Lucicleide Campos, é uma forma de consolidar o trabalho realizado dentro e fora da unidade.
“Para nós, a certificação desses alunos é uma realização a todo o serviço que prestamos dentro do equipamento e a nossa missão de trazer a assistência social e o fortalecimento de vínculos para dentro dessas famílias. Quando oferecemos uma capacitação como essa às famílias dos idosos que atendemos, garantimos a qualidade de seu acompanhamento”, afirmou Lucicleide.
Ao longo das mais de 20 horas de carga horária da capacitação, foram trabalhados, em sete módulos de ensino, questões como o processo de envelhecimento, cuidados básicos com a higiene de pessoas idosas e atenção à alimentação saudável deste público.
De acordo com Caroline Araújo, instrutora da Espi e responsável pelas aulas, as aulas expositivas e as dinâmicas em grupo ministradas aos participantes possuem uma imensa importância social para a comunidade na qual os recém certificados vivem e agradeceu a oportunidade.
“Cuidar é um ato de amor, de carinho, de proteção com os nossos idosos, então foi realmente um prazer ministrar esse curso para essas pessoas e suas famílias. Espero ter contribuído com a vida profissional de todos e com a qualidade de vida de nossos idosos de forma geral”, concluiu.
Para Joel Cabral, professor de Alfabetização para Idosos da FDT, e que representou a instituição durante a entrega de certificados, essa melhora na qualidade de vida dos idosos atendidos pelo equipamento de toda a comunidade em volta é o ponto central a ser celebrado com a realização da capacitação.
“É fundamental que entendamos que são ações como essa que elevam a qualidade de vida da pessoa idosa e da pessoa não idosa também. Quando a Fundação Dr. Thomas se propõe a promover uma capacitação como essa, estamos trabalhando para melhorar as condições de vida de todas essas pessoas envolvidas”, afirmou o educador.
Estudando para se tornar técnica de enfermagem, Nina Pereira, de 31 anos, procurou a capacitação para aumentar seu repertório no currículo e se qualificar. Com o certificado em mãos, Nina destacou a importância do que aprendeu para sua vida e também agradeceu.
“Cuidar de pessoas é uma coisa que sempre me agradou, sempre me chamou a atenção e que eu sempre fiz com muito amor e carinho. Com o certificado, além do amor e carinho, agora eu tenho o conhecimento técnico necessário para fazer aquilo que amo”, finalizou.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura
Prefeitura de Manaus homenageia recém-aposentados em programa de acolhimento da Manausprev
Parada Natalina da Prefeitura encanta 10 mil pessoas na Zona Leste de Manaus