Publicado
4 anos atrásno
A Prefeitura de Manaus definiu 21 pontos, em todas as zonas da cidade, para atendimento, nesta segunda-feira, 26/7, ao público que ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesses locais, também estará disponível a segunda dose para os que já estiverem no prazo para tomar. Serão 13 unidades básicas de saúde, duas clínicas da família, uma policlínica e cinco pontos tradicionais, sendo dois em duas modalidades: pedestre e drive-thru. O funcionamento será em três horários diferenciados, que começarão às 9h, se estendendo até as 16h, 17h e 19h.
A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é facilitar o acesso, de quem ainda precisa ser vacinado, aos pontos de atendimento. “Nós temos as doses disponíveis, tanto para quem precisa receber a primeira, como para quem deve concluir o esquema vacinal, e temos a estrutura necessária para isso. Tanto que já conseguimos alcançar todos os grupos que o Ministério da Saúde definiu no planejamento nacional para essa imunização especificamente. Sensível a possíveis dificuldades que a população possa ter para chegar aos locais de vacinação, o prefeito David Almeida orientou que fosse ampliado o leque de opções, com pontos de fácil acesso em todas as zonas da cidade”, explicou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Até a última sexta-feira, 23, já haviam sido aplicadas 1.476.171 doses, sendo 1.131.006 primeiras doses e 320.272 segundas doses dos imunobiológicos CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, e 24.891 doses únicas da vacina da farmacêutica Janssen.
Dos grupos que já estão no intervalo para a segunda dose, 15.595 ainda não voltaram para concluir a imunização, sendo 7.484, de 28 dias dos que receberam a CoronaVac, e 8.111, de 84 dias, dos que tomaram a primeira dose de AstraZeneca. As vacinas da Pfizer ainda estão dentro do prazo de 84 dias orientado pelo MS. Esses números podem variar para maior ou para menor, de acordo com o comparecimento.
“Nós pedimos às pessoas que estejam nesse intervalo, e mesmo as que já tenham ultrapassado, não importa o tempo, os períodos indicados pelas farmacêuticas, que procurem nossos postos e concluam o ciclo. Reações são comuns em vacinas e até em medicamentos, portanto, não é preciso ter receio. As vacinas não farão mal, ao contrário, protegerão nossa população dos efeitos mais graves que a Covid-19 pode provocar. Apenas com a vacina e com os cuidados individuais, como o uso de máscara, a higienização das mãos, com água e sabão e álcool em gel, e o distanciamento, poderemos sair dessa situação de pandemia”, alertou Shádia.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, o CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o cartão de vacinação com o registro da primeira dose, documento de identidade e CPF. A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento nos locais de vacinação.
O movimento nos pontos pode ser consultado pelo Filômetro, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, a situação em tempo real.
Das 9h às 16:
Zona Norte:
(apenas pedestre)
(apenas pedestre)
Zona Sul:
(apenas pedestre)
Zona Leste:
(pedestre e drive-thru)
Zona Oeste:
(pedestre e drive-thru)
Das 9h às 17h:
Zona Norte:
Zona Sul:
Zona Leste:
Zona Oeste:
Das 9h às 19h:
Zona Norte:
Zona Leste:
Zona Oeste:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte