Prefeitura de Manaus mostra como é feita coleta adequada de lixo em igarapé na avenida Nathan Xavier - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 24 de maio de 2024

Manaus

Prefeitura de Manaus mostra como é feita coleta adequada de lixo em igarapé na avenida Nathan Xavier

Publicado

no

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza a coleta de lixo acumulado no igarapé da avenida Nathan Xavier, na zona Leste da cidade. Os resíduos serão recolhidos a partir desta terça-feira, 16/4, de forma adequada após solicitação feita junto da empresa proprietária do terreno, de acordo com o secretário Sabá Reis, titular da Semulsp.

Imagem: Divulgação

No último sábado, 13/4, quatro toneladas de material retirado do local por cinco entidades que atuam na preservação ambiental foram descartadas de forma irregular pelo deputado federal Amom Mandel em frente ao Aterro Sanitário da cidade.

O secretário Sabá Reis explicou que a prefeitura não poderia invadir o terreno e realizar a limpeza, precisava de uma autorização prévia. Ele ainda destacou que a ação que estava sendo realizada no igarapé era séria e organizada, mas que foi aproveitada pelo deputado Amom Mandel para projeção política.

“O que ele quis fazer foi um apelo politiqueiro, mais ou menos assim: eu estou coletando, eu quero ser prefeito, e a população precisa saber que eu coletei e a prefeitura não deixou o material entrar no aterro. Ele deveria estar aqui agora continuando o trabalho”, esclareceu o secretário.

LEIA TAMBÉM  Hoje a Prefeitura de Manaus começou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 24 anos

Sabá Reis acrescentou que a coleta de todo lixo acumulado no local será iniciada nesta terça-feira, mas fez um apelo à população para que recolha seu próprio resíduo que pode ser reciclado, pois isso gera renda e evita riscos ambientais. O lixo recolhido será devidamente separado, com o material reciclável sendo destinado para as cooperativas e o restante para o Aterro Sanitário.

“Está aqui o que a prefeitura e a Semulsp vão fazer a partir de hoje, e quem vai ganhar com isso são as cooperativas, porque eu estou vendo que tem muita garrafa PET. Isso quem faz são as pessoas. Se elas não jogassem no igarapé e recolhessem em casa, ganhariam dinheiro, porque tem empresa que compra. E eu alerto o nosso povo. Não façam isso. Lixo mata quando entope o igarapé, a água represada volta para A casa deles, aí derruba a casa, mata gente, nós já vimos esse filme. É um apelo que eu faço para o bem da cidade. Quem gosta de Manaus não faz isso”, disse o secretário.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Imagem: Divulgação

Aproveitamento político

O professor Jonhatan Eduardo, que estava atuando no sábado na ação de coleta de lixo no igarapé, lamentou que o trabalho tenha resultado em uma ação política do deputado Amom Mandel. Ele explica que as pessoas estavam empenhadas em limpar o igarapé, mas dando a destinação final adequada, o que não aconteceu.

LEIA TAMBÉM  Governador Wilson Lima anuncia Feirão do Pescado com a comercialização de 100 toneladas de peixe a partir desta quarta-feira

De acordo com o professor, a entidade Galho Forte, que tem ligação com Amom Mandel, era a responsável pelo descarte do lixo recolhido, mas não sabia como seria realizado.

“Infelizmente, essa destinação foi feita da forma incorreta. A maior parte das pessoas que estava aqui nesta ação não concorda com a destinação final. A ação foi muito positiva, mas o desenrolar da história acabou se tornando um atrito político desnecessário. Afinal, a nossa causa, ela é a causa ambiental. Então, eu gostaria de agradecer à Prefeitura de Manaus por estar aqui conosco, hoje, em nome dos moradores do Novo Aleixo. Houve um aproveitamento político e acabou se tornando algo bem maior do que era para ser”, lamentou.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de Manaus convoca 33 populares para recebimento de kit de ajuda humanitária

Francinildo da Silva, representante da empresa proprietária do terreno onde o lixo fica acumulado no igarapé, agradeceu à prefeitura por entrar em contato para realizar a coleta de todo o material, de forma adequada, pois o recolhimento feito no último sábado não foi o suficiente.

“A gente chegou, eles estavam lá, falaram que iam fazer a coleta, mas fizeram a coleta de duas caçambas e foram embora. E aí, no final, domingo, o pessoal da prefeitura veio, a gente autorizou e vão fazer a limpeza geral. Só agradecer”, concluiu.

Imagem: Divulgação

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações