Publicado
3 anos atrásno
Por
Alessandro Nuñes
Fotos – Eliton Santos/ Semed
A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizou, nesta terça-feira, 30/11, um passeio a bordo do Amazon Bus com os alunos-ouvidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para encerrar as ações do projeto “Ouvidoria Estudantil” deste ano. O trajeto iniciou na sede secretaria, na zona Centro-Sul, e percorreu alguns pontos turísticos, como a Arena da Amazônia, complexo turístico Ponta Negra, ponte Jornalista Phelippe Daou, centro histórico, e foi concluído com a visitação guiada ao Teatro Amazonas.
Aproximadamente 50 estudantes, acompanhados por professores, participaram do passeio, que foi a premiação do “Concurso de Vídeo”, promovido pelo TCE-AM, que envolveu 16 escolas municipais e consistia em mostrar as ações do grêmio estudantil nas escolas. As unidades de ensino ganhadoras foram: Vila da Felicidade, no Mauazinho; Waldir Garcia, no bairro São Geraldo; Dulcenides dos Santos Dias, no Colônia Terra Nova; e Jarlece da Conceição Zaranza, no Novo Aleixo. Todas as unidades receberam tablets.
A professora da Ouvidoria do TCE-AM, France Melo, destacou que o projeto é sinônimo de incentivo ao exercício da cidadania.
“Esse projeto foi criado para motivar o controle social nas escolas e o protagonismo juvenil, tão importante e necessário para o jovem estudante. Então, o Tribunal de Contas fez essa excelente parceria com a Semed, na qual todos colaboraram para que essas crianças cumpram a sua missão de cidadão. Hoje, estamos festejando com essa premiação que o Tribunal de Contas ofereceu aos grêmios estudantis vencedores do concurso de vídeo”, frisou.
O coordenador dos grêmios estudantis da Semed, Janismar Lacerda, salientou a importância do grêmio estudantil para a rede municipal de ensino.
“Esse projeto tem despertado nos alunos o interesse pela escola e os estudos, porque são estudantes que estão mudando o ambiente escolar devido a atuação do grêmio estudantil, que está atuando no protagonismo do aluno. Nossa meta é implantar o grêmio em todas as escolas até 2024, porque isso faz parte da gestão democrática e participativa”, pontuou.
O guia turístico Carlos Sidney foi o responsável por esclarecer as dúvidas e explicar sobre o contexto, história e significados dos pontos turísticos aos alunos. “Essa iniciativa é muito importante para o crescimento destas crianças e adolescentes para que tenham uma interação, não somente social, mas também cultural, onde possam conhecer e valorizar os atrativos da nossa cidade”, comentou.
Projeto
O projeto “Ouvidoria Estudantil” foi criado em 2019 e possui a finalidade de capacitar os alunos da rede pública de Manaus, por meio do protagonismo na gestão escolar e a participação cidadã, além de fortalecer o controle social. Foi idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, sendo executado nas escolas municipais que possuem grêmio estudantil.
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte