Home Notícias Manaus Prefeitura encerra o ano com quase 80% de cobertura da Atenção Primária a Saúde da Família

Prefeitura encerra o ano com quase 80% de cobertura da Atenção Primária a Saúde da Família

3 minutos o tempo de leitura
45
Fotos – Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus chegará ao final de 2021 com quase 80% da população alcançada pelos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e 59% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). A projeção é do Departamento de Controle, Avaliação, Informação e Regulação (Dicar), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com base na análise de dados até o mês de setembro. Os percentuais têm como base a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020.

Em dezembro do ano passado, o índice de cobertura da APS em Manaus era de 67,28% e o da ESF, de 45,52%, segundo a plataforma e-Gestor, do Ministério da Saúde. Até setembro de 2021, a prefeitura já havia ampliado para 327 o número de equipes de Saúde da Família (ESF), com uma estimativa de 1,308 milhão de usuários cobertos.

O prefeito David Almeida avalia os números como positivos, resultado de planejamento e organização da gestão da saúde. “Assumimos a Prefeitura de Manaus em meio a maior crise sanitária já vista até então, no mundo. O combate à Covid-19 exigiu total esforço e dedicação das equipes da Semsa, mas não podíamos negligenciar os serviços de saúde da rotina que a população necessita, e conseguimos mantê-los. Demos início à campanha de vacinação contra essa doença, que já dura 11 meses. Com tudo isso, não relaxamos nos investimentos e demos início a um programa de recuperação e construção de unidades de atendimento para que nossa gente tenha acesso à saúde com qualidade, efetivamente”, destacou.

A revitalização de mais de 60 unidades de saúde, a adequação das antigas “casinhas da família” e a construção de outras 20 UBSs são projetos da administração do chefe do Executivo.

 

APS e ESF

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. É a principal “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como objetivo a reorganização da atenção básica. Cada equipe é responsável por, no máximo, quatro mil pessoas, e é formada por uma equipe multiprofissional, entre os quais médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Também pode haver profissionais de Saúde Bucal, sendo cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar ou técnico em Saúde Bucal.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Saiba como ficará o trânsito em Manaus para o jogo entre Vasco X Guarani

Os times Vasco e Guarani se enfrentam nesta quinta-feira, 19/5, às 20h30, na Arena da Amaz…