Pres. Roberto Cidade destaca seus 100 primeiros dias da sua presidência na 20ª Legislatura - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 21 de Abril de 2024

Política

Pres. Roberto Cidade destaca seus 100 primeiros dias da sua presidência na 20ª Legislatura

Publicado

no

Presidente Roberto Cidade / Foto : Divulgação

Ao completar 100 dias do mandato da 20ª Legislatura, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), fez um breve balanço sobre sua atuação parlamentar e sobre sua gestão enquanto presidente do parlamento estadual. Somente nestes 100 primeiros dias, o deputado presidente apresentou 70 Projetos de Lei (PL), quatro Projetos de Resolução Legislativa (PRL) e 151 Requerimentos.

“Estou aqui hoje para prestar contas dos meus 100 dias de mandato na 20ª Legislatura e para agradecer a Deus, à minha família e aos meus pares pela honra de ser reconduzido à presidencia desta Casa e, de modo especial, aos 105.510 votos de confiança dados a mim pelo povo do Amazonas.

Foi o povo quem me concedeu a maior votação da história e que tem permitido que, como gestor e como parlamentar, eu possa vi ajudar o povo do meu Estado a avançar”, disse.

Dentre os feitos desses primeiros 100 dias destacados pelo parlamentar presidente estão a inauguração do Complexo de Esportes, Lazer e Condicionamento Físico Mestre Osvaldo Alves de Albuquerque, com a reforma da quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida e academia ao ar livre; a realização da terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), que contou com a presença de 800 participantes entre vereadores, assessores e servidores das câmaras municipais dos 61 municípios do Amazonas e da capital.

O parlamentar destacou também a instalação da Procuradoria Especial da Mulher e a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), que concluiu a revisão das leis orgânicas dos municípios de Japurá, Manicoré, Maués e Beruri e que está em fase de revisão e atualização de leis orgânicas junto a 28 municípios do Amazonas.
“Nossa gestão tem o compromisso com a população como um todo e também busca ter um olhar diferenciado para os servidores desta Casa.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Iniciamos essa legislatura entregando o Complexo Esportivo Osvaldo Alves, realizamos a 3ª edição do Feclam e lotamos os auditórios da Aleam de participantes que vieram aqui para trocar conhecimento e debater melhorias para o bom êxito dos seus mandatos. Criamos a Procuradoria da Mulher que, em apenas dois meses, já tem dado muitos resultados positivos, ajudando a prender homens que não respeitam os direitos das mulheres. O CCOTI tem ajudado os municípios a avançarem através da revisão de suas leis orgânicas. Temos feito e temos o compromisso de fazer muito mais”, reforçou.

LEIA TAMBÉM  No Morro da Liberdade: PSB oficializa pré-candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas

Roberto Cidade falou ainda sobre sua participação na reunião do Parlamento Amazônico realizada em Belém, no início do mês; da defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM); da revitalização da BR-319 e do fortalecimento das ações em benefício dos municípios do interior do Estado.

“Enquanto presidente temos buscado fortalecer o parlamento estadual. Dessa forma, participamos do Parlamento Amazônico, onde reforçamos a necessidade de que criemos outras matrizes econômicas ao mesmo tempo que defendemos o modelo exitoso da ZFM. Também é pauta nossa e um sonho de todos que vivem no estado do Amazonas que a BR-319 seja recuperada e se torne transitável em sua plenitude. Volto nesta semana com a minha agenda pelo interior do Amazonas com o intuito de conhecer e fortalecer as iniciativas que podem beneficiar a população”, falou.

Reconhecimento dos pares

A atuação parlamentar do deputado presidente foi destacada pelos demais parlamentares presentes no plenário Ruy Araújo, que ressaltaram o perfil conciliador e o modo cortês e prestativo com que Cidade desempenha suas atividades na presidência da Aleam. A deputada Joana Darc (UB) agradeceu pelo apoio concedido a ela como presidente da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
“Agradeço por todo apoio que o senhor tem dado à Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que presido. É a primeira vez que estamos tendo total apoio para averiguar denúncias e fazer material de conscientização. É bom ressaltar também que o apoio que o senhor dá a essa comissão é o mesmo que o senhor dá a todas as demais comissões desta Casa. Não temos nenhuma dificuldade para desempenhar as nossas atividades”, afirmou.
Parlamentar de oposição, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) reforçou que nunca se sentiu cerceado em seu direito ao contraditório e que Cidade garante dinamismo à Assembleia Legislativa. “Nunca tive, sendo um deputado de oposição, nenhum cerceamento de vossa parte. Já falei outras vezes. Estamos em lados opostos, mas vossa excelência respeita esse parlamentar e permite que possa exercer na plenitude o seu direito de falar. Estamos em um parlamento dinâmico e diverso de opiniões porque o senhor permite e conduz para que ele assim seja”, atestou Barreto.

LEIA TAMBÉM  Deputado Roberto Cidade participa de entrega de escola na zona rural de Apuí

Deputados estreantes na 20ª Legislatura, Comandante Dan (PSC) e Rozenha (PMB) enalteceram o acolhimento dado aos novos parlamentares.

“Desejo ao senhor uma caminhada exitosa e desde já lhe agradeço pela forma com que conduz esta Casa. Palavras comovem, mas exemplos arrastam e vossa excelência permite que o exercício do nosso mandato ocorra de forma democrática”, afirmou.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Na mesma esteira, o deputado Rozenha destacou que o bom desempenho da Assembleia Legislativa só é possível dada à condução competente de Cidade.

LEIA TAMBÉM  Em Manicoré: presidente Roberto Cidade participa de inauguração do Polo da Defensoria Pública

“Sem a sua competência e gestão diferenciada, o bom desempenho que esta Casa tem não seria possível. O senhor é um deputado que tem noção do que esta Casa representa, que protege a instituição e protege a democracia”, disse.

Em seu quarto mandato como deputado estadual, Cabo Maciel (PL), foi outro parlamentar que reforçou o bom trânsito que Cidade tem com a totalidade dos deputados do Amazonas.

“Estou em meu quarto mandato como deputado estadual e lhe agradeço pela forma com que você tem conduzido esse parlamento. Tem respeitado a Democracia e dado aos deputados os meios necessários para exercer a sua função parlamentar da melhor forma possível. A gente sabe a importância de ter um bom presidente no poder, que atende a todos os deputados. Fico feliz de um ter um presidente que tem dado solução para os probelas desta Casa e dando liberdade para que todos os deputados desempenhem o seu papel”, afirmou.

Decano da Assembleia Legislativa, Sinésio Campos (PT) disse ser difícil separar a função parlamentar da atuação de Cidade como presidente da Aleam, uma vez que agrega e congrega com todos os parlamentares da Casa.

“Vossa excelência estreitou as relações institucionais de forma responsável, deixando claro que são poderes harmônicos, mas independentes. Possui uma posição cristalina, independente e em favor da Democracia. Esta Casa ganha muito com a sua gestão”, finalizou.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

 

Presidente Roberto Cidade / Foto : Divulgação

Presidente Roberto Cidade / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações